quinta-feira, 29 de março de 2012

Economia Verde abre o calendário 2012 e lota auditório

O calendário 2012 do Instituto MAIS foi aberto oficialmente hoje com a primeira FIBoPS Técnica do ano. 


Ao lado, foto da abertura do evento pela Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS, Marilena Lino de Almeida Lavorato.


"Economia Verde e Práticas" foi o tema do encontro que contou com a participação de 03 painelistas experientes e com grande atuação em gestão da sustentabilidade junto a academia, órgãos públicos e iniciativa privada.

O tema atraiu publico formador de opinião e atuante nos 03 setores da economia. engenheiros, economistas, jornalistas, educadores, gestores e lideranças marcaram presença e contribuíram com perguntas e questionamentos ao final das apresentações. 



Os palestrantes trouxeram suas visões e percepções, além de cases práticos para compartilhar com o publico presente. Um dos palestrantes apresentou o Case "Desenvolvimento Sustentável de Ribeirão Branco", um projeto já em operação para construir novos modelos de desenvolvimento para municípios, pautados nos princípios e fundamentos da sustentabilidade. 



Casa  Cheia, publico atento e interessado para ouvir e debater pontos de singular importância abordados pelos palestrantes tais como: novos cenários, modelos de governança, desmitificação de rótulos e preconceitos, real objetivo da educação ambiental, políticas de incentivo e novas demandas, entre outros.  Na foto ao lado vemos a mesa diretora respondendo perguntas da platéia.


Os painelistas do encontro técnico foram: Antonio Luis Aulicino,  Doutor e Mestre em Administração, pela FEA-USP, International de Management (MBA) – 1996 (Presidents and CEOs): M.I.T. – Boston – U.S.A. Diretor Fundador da IDS – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável. José Roberto Kassai, Professor da FEA/USP, doutor e mestre em controladoria e contabilidade, com especializações realizadas na Bélgica e no Japão. Alexandre de Oliveira Aguiar, Professor da Uninove, especialista em Gestão ambiental (USP), Mestre e Doutor em Saúde Pública com concentração em saúde ambiental (FSP-USP).



Na foto ao lado, o Prof. José Roberto Kassai na sua apresentação individual e ao fundo, publico atento e interessado. 


Os palestrantes, todos com trajetória singular e forte atuação acadêmica, deram uma enorme contribuição para formação de massa crítica em sustentabilidade, objetivo principal do Instituto MAIS.  


Ao final, a certeza de que o nosso futuro dependerá das práticas do nosso presente, e que o modelo ideal de desenvolvimento será aquele  que conseguir harmonizar os interesses da sociedade e garantir equilíbrio entre os pilares econômico, ambiental e social.

O Encontro Técnico "Economia Verde e Práticas, aquecendo para Rio +20" deu uma grande contribuição na construção de visão crítica e entendimento sobre os principais pontos do tema central da convenção da ONU que se realizará em junho no Rio de Janeiro, a "Rio +20". Experientes especialistas compartilharam suas visões, percepções e conhecimento com um publico interessado, participativo e atento.



Para humanização e confraternização do evento, aniversariantes da semana foram homenageados com flores, e um coffee orgânico para interatividade e network do publico encerrou o evento. 
O próximo encontro técnico acontecerá em 26 de abril e abordará o tema "Inovações e Tecnologias Verdes! Faça sua inscrição e participe. 


Créditos: 
Realização: Instituto MAIS e MAIS Projetos
Apoio: Secretaria de Desenvolvimento Social, Cacauí Eventos Sustentáveis, Virando do Avesso e Flor Gentil


Sobre a FIBoPS Técnica
O GMGA (Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental) existe há 11 anos e deu origem a FIBoPS Técnica: Reunião de especialistas, pesquisadores e gestores para debater temas relevantes e atuais da sustentabilidade apontados em enquete realizada com profissionais da área.  Para 2012, foram apontados os seguintes temas: Economia Verde e Práticas de Sustentabilidade; Inovações e Tecnologias Verdes; Governança e Modelos de Gestão; Mídias Sociais e Cultura de Sustentabilidade; Gerenciamento de Recursos Naturais e Políticas Públicas
Os encontros técnicos são abertos e gratuitos, e os palestrantes convidados são especialistas e/ou lideranças com domínio e atuação convergente com o tema abordado para expor conceitos e fundamentos. Para apresentar cases práticos, convidamos os gestores que tiveram cases selecionados na ultima edição do Programa Benchmarking Brasil, e também convergentes com a temática em questão.
Os encontros são sempre realizados na ultima 5 feira de cada mês, das 9h00 as 12h00, na  Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rua Bela Cintra, 1032 (próximo a estação Consolação do Metrô). É aberto e gratuito e as inscrições são pela internet. Os que comparecerem recebem certificado de participaçao pela internet.
Programação 2012
29/03: Economia Verde e Práticas
26/04: Inovações e Tecnologias Verdes
24/05: Sustentabilidade: Governança e Modelos de Gestão
27/09: Mídias Sociais e a Cultura de Sustentabilidade
25/10: Gerenciamento de Recursos Naturais e Políticas Públicas
Para ver a programação completa com os palestrantes e se inscrever , clique nos botões abaixo



(*) Participação gratuita, certificado de participação pela internet, vagas limitadas por ordem de inscrição

2 comentários:

  1. Este encontro foi realmente precioso. Tivemos informações muito importantes e necessárias para uma discussão consciente dos temas da Rio+20

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos sua participação. Estamos todos juntos na construção de um futuro mais limpo, verde e justo. E, tomara que a Rio +20 consiga avançar nesta direção.

    ResponderExcluir