sexta-feira, 9 de março de 2012

Sustentabilidade Feminina

(*) Por Marilena Lino de Almeida Lavorato

Ontem, foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres e muitos artigos e depoimentos foram veiculados. 

Um deles me chamou atenção por trazer depoimentos de mulheres atuantes em sustentabilidade falando sobre o que consideram ser sustentável.


Mulheres de diferentes estados, trajetórias e atuação expressaram suas visões e algo foi comum a todas elas: o espírito colaborativo e a facilidade em equilibrar múltiplas tarefas. 


Parece que a mulher já nasce multidisciplinar e com vocação para a diversidade. E isto a aproxima das características maiores da natureza que é generosa e diversa.


Para falar sobre sustentabilidade, as mulheres trouxeram para suas falas características típicas do universo feminino: cuidar, colaborar, administrar e preservar. As mulheres estão sempre preocupadas em harmonizar e equilibrar os ambientes por onde passam. Mais uma convergência com os valores e diretrizes sustentáveis que têm por principio manter o equilíbrio entre o social, ambiental e econômico.

As mulheres ganharam um dia porque estavam sendo tratadas de forma desumana e expostas a carga horárias estafante. Talvez venha daí sua capacidade natural para organizar e lidar bem com duplas jornadas.

Com todo avanço que houve no ultimo século, a mulher ainda sofre discriminação, mesmo em países mais desenvolvidos. Mas, apesar destas limitações impostas compulsoriamente, ela segue em frente, cuidando, colaborando e construindo um futuro mais feminino no que diz respeito a valores e habilidades que servirão de base para a construção da cultura de sustentabilidade entre nós. Uma vez feito isto, as mulheres estarão prontas para novos desafios que certamente virão. Parabéns Mulheres.

Sobre o Dia das Mulheres:

A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913).

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York.

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977. 

1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher. Em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Fonte: Wikipedia

(*) Marilena Lino de Almeida Lavorato é especialista em Gestão da Sustentabilidade, Organizadora do Programa Benchmarking Brasil, Diretora da Mais Projetos e Presidente do Instituto MAIS. 

PS: HOJE É 6ª FEIRA: Toda 6ª feira no Blog do I+, vamos falar de um tema considerado relevante e/ou que tenha sido noticia  durante a semana. Hoje o tema é  "Sustentabilidade Feminina" em comemoração ao Dia Internacional da Mulher comemorado ontém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário