quinta-feira, 15 de março de 2012

Sustentabilidade, Mitos e Realidade - O caminho trilhado pelas empresas

Benchmarking Brasil 10 Anos


Ontém, no CRASP (Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo), Marilena Lino de Almeida Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS ancorou o Encontro "Sustentabilidade, Mitos e Realidade" apresentando o caminho trilhado pelas empresas brasileiras nos ultimos 10 anos, no caso, empresas participantes do Programa Benchmarking Brasil neste período. 


No evento, além de Marilena Lavorato do I+, tivemos também como palestrantes, Marcelo Morgado - Assessor da Presidência e Patricia Goulart - Responsabilidade Socioambiental da SABESP, e Valdir Ribeiro - Coordenador de Sustentabilidade da Ecovias.  Na foto acima vemos Marilena Lavorato entre os diretores do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade do CRASP.


Em 2012, o Programa Benchmarking Brasil que detém o maior Banco de Práticas de Sustentabilidade de Livre Acesso, completa 10 anos. E, uma série de participações como esta está programado em comemoração a Década Benchmarking, onde estará sendo apresentado sua trajetória, números e cases Benchmarking. 


Neste evento, os cases "Abraço Verde" da SABESP e "Viveiro de Mudas" da Ecovias também foram apresentados na sequencia da apresentação de Marilena Lavorato. Foram cases escolhidos para ilustrar a importância do Programa Benchmarking Brasil que durante este período selecionou 226 cases de 133 organizações atuantes nos 3 setores da economia.


O CRASP, a casa dos administradores foi a primeira a nos receber para compartilhar com os profissionais da administração e demais interessados, as melhores práticas de sustentabilidade do Benchmarking Brasil. 


A sustentabilidade é um tema do interesse de todas as áreas gerenciais, e a Administração, uma das mais exigidas para entendimento e uso de ferramentas de gestão que levem as boas práticas de sustentabilidade.


Auditório lotado e muitas questões levantadas pelo público. Os mitos e realidades da sustentabilidade foram fundamentados pelos números e pela trajetória do Benchmarking Brasil.


O Programa BenchBrasil registrou o caminho trilhado pelas empresas brasileiras frente as demandas da sustentabilidade nesta ultima década.  


Neste período contou com a participação voluntária de mais 100 especialistas de 13 diferentes países e 133 instituições de todas as regiões da federação e atuantes nos 03 setores da economia e 24 diferentes ramos de atividade. 


São 226 cases catalogados e organizados em 10 diferentes temáticas gerenciais, um rico acervo que é disponibilizado pela Internet, em publicações (Livros e Revistas), e eventos técnicos abertos e gratuítos.


Em 2012, o Benchmarking Brasil terá além do Ranking da 10a edição, também o Ranking dos Rankings que definirão os "Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade" da década. Empresas com excelência em suas práticas socioambientais podem se inscrever pela internet até 30 de maio, no site: www.bencharkingbrasil.com.br 


Sobre o Benchmarking Brasil


Em 9 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país.


Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. 


O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade tais como: publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos e feira e congresso internacional.


Toda empresa legalmente constituída e localizada em território nacional pode participar inscrevendo seu case de sustentabilidade até 30 de maio no site www.benchmarkingbrasil.com.br 




Nenhum comentário:

Postar um comentário