domingo, 8 de abril de 2012

Rio +20, expectativa e legado

Por Marilena Lino de Almeida Lavorato (*)


Em junho, de 13 a 22, teremos no Rio de Janeiro o evento Global Rio +20 para discutir temas de relevante importância para o futuro do planeta e de seus 7 bilhões de indivíduos.  Apenas por isto, já deveria ser considerada a mais importante conferência da humanidade. 


Mas, sabemos que não é bem assim, e até sua data de realização teve que ser mudada para evitar evasões. Inicialmente programada para acontecer no começo de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05) foi transferida para o dia 13 por conta da celebração do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II e da reunião do G20 no México. O que se espera é que os Chefes de Estados venham direto do México para a Rio +20. 


Pelos eixos temáticos da conferencia (Economia Verde e Erradicação da Pobreza; Estrutura Institucional para o Desenvolvimento Sustentável) estará se discutindo a "governança" do planeta. E isto, é de suprema importância. É esperado a presença de mais de 100 Chefes de Estado e de algumas celebridades. Oportunidade para que o tema ganhe corpo e chegue até o cidadão comum. 


Para especialistas e lideranças atuantes na área, o que interessa são os acordos globais que podem sair desta conferência.  Na Eco 92, tivemos alguns avanços com documentos importantes como a Agenda 21 e a participação de 108 chefes de estados, além é claro de ampla cobertura da mídia que fez com que o tema ambiental conquistasse espaço junto a opinião pública. 


Expectativa e Legado:


Serão 10 dias em que o tema ganhará espaço na mídia e chegará até o cidadão comum. Isto por si só será um grande legado. 


Mas a grande expetativa é sobre o que acontecerá depois destes 10 dias de conferência. O mundo será o mesmo? As pessoas mudarão suas atitudes?  A mídia continuará dando espaço para as pequenas iniciativas sustentáveis que sabemos fazem a diferença? .......Ou baixarão as cortinas do espetáculo e tudo voltará ao mesmo, e teremos que esperar mais 20 anos por uma nova conferencia e tentativa de mudança.   São perguntas que esperam por respostas. 




Sobre a Rio +20


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Fonte: Site Rio +20 - http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20


(*) Marilena Lino de Almeida Lavorato é especialista em Gestão da Sustentabilidade, Organizadora do Programa Benchmarking Brasil, Diretora da MAIS Projetos e Presidente do Comitê de Sustentabilidade do I+


PS: Toda 6ª feira no Blog do I+ falamos de um tema considerado relevante e/ou que tenha sido noticia na semana. Excepcionalmente o artigo desta ultima  6ª feira, em virtude do feriado, sai no domingo. Boa Leitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário