sábado, 15 de março de 2014

Quem é quem na gestão socioambiental brasileira

Bench_inspira_verde
Por mais transparência e menos greenwashing no mercado

O Programa Benchmarking Brasil ao longo de mais uma década de atuação se tornou a memoria viva da gestão socioambiental brasileira. Registrou sua trajetória e nível de amadurecimento ao certificar as melhores práticas das organizações nesta área específica do conhecimento corporativo.

Em 11 edições já realizadas, o programa mostra o verdadeiro cenário da sustentabilidade aplicada pelas instituições no Brasil. As praticas certificadas registram o comportamento das organizações no quesito “sustentabilidade”, e através delas podemos ver a regularidade, a coerência e a inovação daqueles que não ficaram apenas no discurso e adotaram práticas sustentáveis em seus negócios. Em outras palavras, Benchmarking Brasil é seletivo e mostra com fidelidade, a realidade da gestão socioambiental brasileira.  Por exemplo:

1) Regularidade: Característica de poucos. Ao observar as empresas Benchmarking nota-se que um número reduzido de instituições tiveram folego para emplacar novas práticas a cada edição comprovando que de fato a sustentabilidade faz parte do negócio e está presente no dia a dia da empresa. A constância, inovação e comprometimento fazem com que estas empresas sejam Benchmarking por décadas, mantendo presença no Ranking dos Detentores das Melhores Práticas de forma contínua e perene. Foram 162 empresas e 279 práticas certificadas, ou seja, apenas uma pequena parte deste universo conseguiu índice técnico (aprovação) para suas práticas em mais de uma edição. 

2) Coerência: Nem todo discurso é legítimo. Pelo contrário, a grande maioria não tem lastro e comprovação. Mas quando se olha para as práticas Benchmarking certificadas, nos deparamos com empresas que comprovam convergência entre discurso e prática, ou seja, são legítimas quando falam, porque também provam. Detalharam seus “modus operandi” para avaliação de comissão técnica composta por especialistas de vários países, e obtiveram índice técnico para serem consideradas Benchmarking no quesito sustentabilidade.

3) Inovação e atitude: As particularidades encontradas nas 279 práticas já certificadas permitem dizer que pequenas empresas e até mesmo ONGs podem ter excelentes práticas de sustentabilidade, desmitificando o tabu de que apenas as grandes se preocupam com esta questão. Empresas dos 03 setores tiveram práticas certificadas pelo Programa Benchmarking o que comprova que a adoção das boas práticas de sustentabilidade independem do porte, ramo ou setor da organização.

Abrangência e contribuição do Programa Benchmarking Brasil

Em 11 edições já realizadas, tivemos 162 instituições com práticas certificadas. Destas, aproximadamente 9% são do terceiro setor (ONGs), 13% pertencentes ao primeiro setor (governo), e 78% do segundo setor (iniciativa privada).

O foco do Programa Benchmarking está no “como” as empresas e instituições estão aplicando a sustentabilidade em seus negócios. Desta forma, o Programa consegue contribuir para a transparência das relações, aumento da confiança e aceleração do processo de percepção do mercado para com quem realmente está fazendo a lição de casa no quesito sustentabilidade.  "Quanto mais transparência e informação, menos greenwashing", fala Marilena Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking Brasil

Empresas e gestores com boas práticas podem inscrever seus cases de sustentabilidade para concorrer ao 12º Ranking Benchmarking até 31 de março pelo site benchmarkingbrasil.com.br

trofeu_diploma_cantoneira_pSobre o Programa Benchmarking Brasil


Em 11 edições já realizadas, Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além da certificação congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Benchmarking Brasil 2014 recebe inscrições de cases até 31 de março pelo site benchmarkingbrasil.com.br


Mais Informações: www.benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário