sábado, 22 de março de 2014

22 de Março - Dia Mundial da Àgua

Hoje no Parque Ecológico Tietê, a Presidente do Comitê de Sustentabilidade Marilena Lino de Almeida Lavorato fez a abertura da programação do evento comemorativo ao Dia Mundial da Água. 

Há 03 anos que o I+ participa das festividades junto com o parceiro Virando do Avesso sempre levando artistas e artesãos que trabalham com reciclagem para exporem suas obras. Ao final, o I+ distribuiu uma publicação infantil sobre a vida dos peixes (produzido pela Duke Energy) ao publico presente. 

Este ano, além das apresentações artísticas e da exposição de arte com reaproveitamento de pneus para mobiliário do artista e designer Daniel Beato, tivemos também a homenagem de atletas de esporte náutico que competiram no Rio Tietê nos anos 40 e 50. 

Atletas praticantes do remo e de travessias que competiram pelos clubes Espéria, Regatas Tietê, Esportivo da Penha, e Corinthians Paulista. Na foto abaixo, Marilena Lavorato faz a condecoração dos atletas do Clube Corinthians Paulista.


Também presente no evento as crianças do projeto "Bom de Bola, Bom na Escola" que desde cedo já começam a ter consciência ambiental sobre a importância das águas.  

Prof. Vitor Cesar Maniero do Museu do Parque Ecológico Tietê apresentou a história do Rio Tietê com lindas fotos 
dos anos 20, 30, 50 e 60 quando o Tietê ainda era navegável e servia de palco para competições nacionais de esporte náutico e lazer dos paulistanos. 


Marilena Lavorato, do Instituto Mais fez uma palestra de abertura mostrando a visão ambientalista sobre a importância da água para a nossa vida e do Rio Tietê no desenvolvimento do estado e da cidade de São Paulo. 

Relembrou o paradoxo da água e do diamante da teoria clássica de valor de Adam Smith, onde ele diz: "Não há nada de mais útil que a água, mas ela não pode quase nada comprar; dificilmente teria bens com os quais trocá-la. Um diamante, pelo contrario, quase não tem nenhum valor quanto ao seu uso, mas se encontrará frequentemente uma grande quantidade de outros bens com o qual trocá-lo".  Marilena encerrou sua fala afirmando  que a água é muito mais valiosa do que o diamante porque vale vidas. 

O Instituto MAIS apoia e participa das comemorações do Dia Mundial da Água promovido pelo Parque Ecológico Tietê há 03 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário