segunda-feira, 24 de março de 2014

O Paradoxo da Água e do Diamante

Em 22 de março de 1992, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” que apresentava uma série de medidas, sugestões e informações que serviram para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. 

E desde então, nesta data se comemora o Dia Mundial da Água para debatermos questões importantes sobre este valioso recurso natural que é essencial para a sobrevivência da espécie humana e de todas as demais espécies.  

Ao contrário do que muitos pensam, a falta de água não gera apenas transtornos comuns como “deixar de tomar um banho gostoso, praticar um esporte náutico, lavar roupas, brincar na piscina, etc....... não, é muito mais sério.  

Sem água não há vida.  Este valioso recurso natural é finito sim.  Vivemos num país abundante em recursos naturais e com muita água. Mas, os impactos que as atividades humanas tem causado no meio ambiente estão fazendo com que a água fique cada vez mais escassa e com menor qualidade. 


As minas secam se não forem protegidas, os córregos também, e os rios perdem sua força. Isto sem falar nas águas poluídas que não tem qualidade para abastecimento humano e não são recomendados para esporte de natureza alguma.

Os fenômenos climáticos que vivemos causam medo e nos faz pensar no caos que significa a escassez de água.
Chove muito em algum lugar e nada em outro. Faz tanto calor aqui e tanto frio do outro lado do mundo.  E o curioso é comemorarmos o dia mundial da água com um enorme risco de racionamento e a incerteza do período de estiagem que se inicia com o outono.

A questão é de ordem prática. O que vamos fazer? Cuidar da água, respeitar a natureza, nos conscientizarmos que somos o lado fraco deste embate, ou vamos fingir que nada está acontecendo e que São Pedro vai sempre dar um jeito. 


No dia mundial da água, eu e todos com um pouco de juízo na cabeça, só queremos uma coisa, respeito pela natureza, e cuidados com este bem valioso e essencial para a vida. 

No dia mundial da água, queremos que todos cuidem da água como se cuida da própria vida. Porque água é vida. Sem água, não há vida. Simples assim.

Tenho pensado muito sobre o paradoxo da água e do diamante da teoria clássica do valor de Adam Smith (economista) onde ele diz;

« Não há nada de mais útil que a água, mas ela não pode quase nada comprar; dificilmente teria bens com os quais trocá-la. Um diamante, pelo contrario, quase não tem nenhum valor quanto ao seu uso, mas se encontrará frequentemente uma grande quantidade de outros bens com o qual trocá-lo. » 

Isto foi no século passado quando começava o entendimento sobre valor de troca e valor de uso, muito útil e usado pela economia para explicar valores de mercadorias.

Mas trazendo para os dias atuais com os riscos dos fenômenos climáticos e da escassez da água, não tenho duvida, que a água valerá mais do que diamante, valerá desenvolvimento (agricultura, energia, processos produtivos, saneamento básico, tudo depende da água); Valerá vidas.

Marilena Lavorato na abertura do evento comemorativo ao dia mundial da água realizado em 22 de março de 2014 no Parque Ecológico Tietê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário