quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mais uma árvore para São Paulo


Hoje, um dos dias mais quentes do ano com o temperatura passando dos 37 graus em pleno veranito de primavera, representantes da Universidade Anhembi Morumbi e do Instituto MAIS, plantaram uma muda de jabuticabeira na Unidade 5 do Campus da Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi num ato simbólico de Sensibilização e Educação Ambiental.

A ideia do plantio da muda de jabuticabeira surgiu em virtude da realização da 5a FIBoPS no local em agosto, um dos mais especializados eventos de sustentabilidade do país, que tem por hábito, neutralizar as emissões geradas no período da realização do evento. 

O Instituto MAIS neutralizou suas emissões através do Banco da Arvore, mas mesmo assim, achou necessário ir além e promover em conjunto com a Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi uma iniciativa socioeducativa com plantio de uma arvore na universidade após a realização de um atividade que gerou emissões. 

Estiveram presentes neste ato simbólico, Maria José Rosolino, Relações Públicas, Jornalista e Coordenadora dos Cursos Produção Editorial e Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi, e responsável pela parceria com o Instituto MAIS na realização da 5a FIBoPS; Marcos Roberto Bonfadini - Doutor em Fisica Aplicada, Professor e Assessor Acadêmico da Universidade Anhembi Morumbi; e Marcos Roberto Bonfadini - Doutor em Fisica Aplicada, Professor e Assessor Acadêmico da Universidade Anhembi Morumbi. Pelo Instituto Mais, estiveram presentes: Marilena Lino de Almeida Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade e Alexandre Trentin Prado, Relações Institucionais. 

Sobre a FIBoPS

A 5ª Edição da FIBoPS – Feira e Congresso para o intercâmbio de sustentabilidade reuniu a  massa critica da sustentabilidade em 03 dias de intensa programação. Atividades simultâneas para a construção de valores que dão embasamento a formação de uma Cultura de Sustentabilidade. 

O evento foi visitado por mais de 2 mil pessoas, capacitou 200 interlocutores ambientais da Rede Publica de ensino do Estado de São Paulo, além de sediar o 1o Encontro Nacional de Profissionais de Sustentabilidade promovido pela ABRAPS - Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade. 

A 5ª FIBoPS foi aberta e gratuita com emissão de certificado para os participantes do Congresso e Sala do Conhecimento. Foi realizada pelo Instituto MAIS com o apoio da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Plantio de Arvore, uma ação necessária e educativa
Toda esta movimentação gerou emissões que foram inventariadas e compensadas. Durante os 03 dias de realização do evento foram emitidos 672 kg de CO² e compensados com o plantio de 05 árvores nativas em área degradada pelo Banco da Arvore.  

O inventário foi realizado mediante metodologia desenvolvida pelo Nucleo de Produção Mais Limpa da Universidade Anhembi Morumbi e coordenado pelo Prof. Marcos Roberto Bonfadini - Doutor em Fisica Aplicada, Professor e Assessor Acadêmico da Universidade.
Hoje, dia 31 de Outubro, as 15h00, na Universidade Anhembi Morumbi, Campus da Vila Olímpia, foi realizado o plantio de mais uma árvore numa iniciativa socioeducativa de respeito ao meio ambiente. Por ser um ato simbólico, a preferência foi uma árvore frutífera, no caso, uma jabuticabeira, para atrair pássaros e alegrar o ambiente. 
Representantes do Instituto Mais e da Universidade Anhembi Morumbi estiveram presentes e o plantio foi registrado e divulgado como forma de sensibilizar e educar a sociedade para os desafios ambientais de nosso tempo.

Indicadores de Sustentabilidade

A organização do evento adotou critérios de responsabilidade socioambiental para sua realização. 

Durante o período de montagem, realização e desmontagem, a organização gerenciou seus resíduos, inventariou e compensou suas emissões, fomentou a economia criativa cedendo espaço para artistas e artesões que trabalham com o reaproveitamento de materiais em suas obras, e democratizou o acesso ao conhecimento por meio da liberação de participação gratuita do publico visitante em todas as atividades do evento: Congresso, Sala do Conhecimento, Espaço Cultura de Sustentabilidade e Pátio de Exposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário