terça-feira, 16 de outubro de 2012

Hoje é o Dia Mundial do Pão

Hoje pela manhã, todos que passavam pela Avenida Paulista em frente ao vão do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) recebiam uma sacolinha com um pão higienicamente embalado e um folder contando a história do pão e trazendo algumas curiosidades sobre este milenar alimento. 

Segundo o folder, esta foi a forma mais gostosa que acharam para comemorar o Dia Mundial do Pão. 

A iniciativa foi do Sampapão. O SAMPAPÃO é o novo nome que integra as entidades Sindipan, Aipan e IDPC, e trabalha para o fortalecimento do setor da panificação e confeitaria. 

A comemoração foi uma agradável surpresa que nos remete a lembranças de forte significado, como a comunhão, o pão nosso de cada dia e até os aconchegantes cafés da manhã ou da tarde. 

O Paulistano adora café com pão. Basta ver a variedade das padarias da cidade. São pontos de encontros de pessoas de todas as idades atraídas pelo aroma do café e pãozinho quente. 
 Segundo o panfleto que estava dentro da sacolinha, a história do pão se inicia a dez mil atrás, onde na antiga Mesopotânia, as pessoas moíam os grãos de cereais com pedras e depois misturavam com água. Essa mistura se transformava em uma massa que era cozida. 

Por volta de 2600 AC, os egípcios descobriram o processo de fermentação, e a mistura de farinha e água era deixada debaixo do sol e depois de um tempo era assada entre pedras aquecidas.  

Curiosidades sobre o Pão


Ainda no folder distribuído junto com os pãezinhos, no Egito, o pão também servia para pagar salários, e um dia de trabalho valia por tres pães e dois vasos grandes de cerveja. Imagino que os trabalhadores ficavam satisfeitos. 

O pãozinho de padaria é uma grande estrela da alimentação do brasileiro, e tem vários nomes: bengala, broa, brotinho, cacetinho, careca, carioquinha, filão, filãozinho, francês, bisnaga, entre outros.

Seja como for, receber logo cedo um sorriso e um pãozinho das mãos de voluntários atenciosos é um grande privilégio. Humaniza a cidade e deixa as pessoas mais felizes e amistosas.

Andar pela Paulista é sempre uma grande emoção. É possível interagir com a cultura, a arte e a Humanização. Viva a Avenida Paulista e o Dia Mundial do Pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário