quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Recursos Naturais e Políticas Públicas no ultimo encontro técnico do ano

Hoje, das 9h00 as 12h30 no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social aconteceu o ultimo encontro técnico do ano que abordou o tema "Gerenciamento de Recursos Naturais e Políticas Públicas".

Na foto ao lado vemos a mesa diretora respondendo perguntas do publico. 

Este tema foi propositalmente colocado no ultimo encontro técnico do ano para que os especialistas pudesse trazer suas reflexões em um ano em que o Brasil sediou um evento global de meio ambiente, a Rio +20. 


Na foto ao lado vemos o publico atento ao debate da mesa diretora composta por 04 especialistas atuantes na academia, governo e iniciativa privada foram convidados para expor e debater este importante tema da sustentabilidade que motivou a participação da platéia com perguntas e depoimentos. 

São eles:

Germano Julio Badi, Administrador e pos-graduado em Finanças pela EAESP -FGV, atuou profissionalmente 30 anos como executivo e membro de Conselhos de Administração de Multinacionais e Associações na América Latina e Europa. Compliance Officer por 20 anos. Atualmente Diretor de Negocios Internacionais para América do Sul Tire Industry Association,

e Consultor em gestão estratégica, desenvolvimento de mercados internacionais e projetos de reciclagem de produtos de borracha. Atuou na revisão de legislação sobre a destinação ambientalmente correta de pneus inserviveis assim como nos estudos sobre um melhor uso dos pneus através da extensão de sua vida útil.Coordenador do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade , membro do Grupo de Empreendedorismo e Inovação do Conselho Regional de Administração de São Paulo. Foi integrante da Comissão Técnica Programa Benchmarking Brasil, edição 2011.

José Machado Valverde Filho, Especialista em Direito Ambiental (PUC) e Gestão Ambiental (SENAC). Diretor do Departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e Presidente do Instituto Cidadania Ambiental – ICA. Secretário Parlamentar do Gabinete do Deputado Federal Arnaldo Jardim na Câmara dos Deputados. Coordenou tecnicamente a formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), bem como a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (Lei nº 12.300/2006).Atualmente na Câmara dos Deputados, acompanha especialmente os Pls sobre: Áreas Contaminadas, Pagamentos por Serviços Ambientais, Biodiversidade e a regulamentação da profissão de Gestor Ambiental.  Autor de vários livros da área ambiental.

Gustavo Silveira Graudenz, Médico imunologista e alergista pela UNICAMP. Doutorado pelo Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo. Pós doutorado pelo Instituto de Imunologia da Universidade de São Paulo. Atua nas doenças causadas pela poluição do ar de interiores e ar externo.

Rodrigo Rodrigues Castanho, advogado, especialista em Direito Ambiental, executivo público em gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), atualmente ocupa a função de assessor da Diretoria Geral do Instituto Florestal/Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV). 

Para interatividade e humanização do evento, os aniversariantes da semana presentes receberam flores e o publico se confraternizou em um gostoso coffee orgânico no encerramento do evento.


Apoiadores do evento:

Nossos agradecimentos as instituições e pessoas:

1- Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo que nos cede as instalações

2- Palestrantes e voluntários do evento

3- Universidade e TV Uninove que faz a cobertura em vídeo

4- Cacauí Eventos Sustentáveis que serve o coffee orgânico

5- Virando do Avesso que faz a Decoração e Brindes

Sobre os Encontros Técnicos:

Os Encontros Técnicos são abertos, gratuitos e com certificado de participação. Os temas abordados são definidos mediante enquete realizada com profissionais da área.


Ocorrem há mais de uma década, com inicio em 2001 inicialmente com o nome Encontros Técnicos GMGA  (Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental), e a partir de 2008 passaram a chamar FIBoPS Técnica por ser uma versão reduzida da FIBoPS Internacional que congrega Feira e Congresso em um dos mais especializados eventos de sustentabilidade do país para o intercâmbio das boas práticas socioambientais. 

Os Encontros Técnicos são coordenados por Marilena Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS e Diretora Executiva da MAIS Projetos, instituições responsáveis pela realização da iniciativa. 

O calendário 2013 estará disponível no site do Instituto MAIS a partir de janeiro e o primeiro encontro técnico acontecerá em 28 de Março. Para conhecer os 05 temas debatidos em 2012, siga para a pagina http://www.institutomais.com.br/fibops-tecnica-2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário