sábado, 2 de junho de 2012

I+ na Virada Sustentável com oficinas de qualidade de vida e sustentabilidade

Hoje, o Instituto MAIS participou da virada sustentável com oficinas de qualidade de vida para crianças e adultos. 


As oficinas de qualidade de vida incluem atividades lúdicas e conceituais para sensibilização e conscientização dos participantes em relação a conectividade da saúde e bem estar com a sustentabilidade. 


O Instituto MAIS coerente com sua missão principal que é a construção de uma nova consciência e da Cultura de Sustentabilidade junto a sociedade, desenvolveu atividades para os públicos infanto juvenil e adulto, dando assim sua contribuição na Virada Sustentável de São Paulo. 


O Instituto MAIS participa da Virada Sustentável desde sua primeira edição com atividades em sua sede e em outros locais da cidade. 


PUBLICO INFANTO JUVENIL


Nas oficinas para crianças a partir de 07 anos, o Instituto MAIS preparou uma atividade lúdica para mais de 200 crianças que aprenderam a confeccionar brinquedos com o reaproveitamento de embalagens usando a com a técnica Virando do Avesso. 


Enquanto confeccionavam os brinquedos e jogos, os oficineiros passaram mensagens de respeito ao meio ambiente, proteção dos recursos naturais e a importância da prática do consumo consciente. 


Na foto acima, grupo de meninos confeccionando brinquedos e jogos com o reaproveitamento de folders. 


Estas atividades foram coordenadas por Morgana Cruz, idealizadora da técnica Virando do Avesso, piscologa e voluntária do Instituto MAIS.


Na foto ao lado, outro grupo de crianças que aprendeu a técnica virando do avesso  para o reaproveitamento de embalagens e papeis.


As oficinas se realizaram no CÉU Jaguaré para mais de 200 crianças em oficinas de 1 hora cada, das 9h00 as 17h00.  


PUBLICO JOVEM E ADULTO


Para o público adulto, o Instituto MAIS preparou um workshop de qualidade de vida abordando 04 importantes temas de sustentabilidade social: Educação Alimentar, Educação Financeira, Viva sem stress e Relações Duráveis e Construtivas. 


O Workshop foi desenvolvido por voluntários especializados que já realizam trabalhos nesta área junto a sociedade e empresas. 


Educação Alimentar foi apresentado por Luis Matuguma, Engenheiro de Alimentos e Chef de Gastronomia. Os tópicos apresentados ajudou a entender como os nossos costumes alimentares afetam diretamente a sociedade e qualidade de vida das pessoas. Incentivou a incluir a sustentabilidade no cotidiano alimentar para desfrutarmos de seus benefícios, melhorando a nossa saúde e a do meio ambiente também.


Já Educação Financeira  falou da necessidade de um novo paradigma baseado no equilíbrio em relação as finanças pessoais. Apresentou um novo conceito de “administração financeira”, baseado em comportamentos sustentáveis,  capaz de proporcionar qualidade de vida no ambiente familiar, produtividade  e criatividade nas atividades profissionais e compromisso com a cidadania. Foi apresentado por Julio Santos, especialista em administração financeira junto a organizações e pessoas físicas. 


Viva sem stress foi elaborado por Morgana Cruz, psicologa e apresentado por Letícia Moreira e Silva, estudante de Ciências Ambientais. Na exposição,  foi abordado os princípios fundamentais para uma reflexão sobre os conceitos de qualidade de vida com ênfase para uma vida sem stress. Motivou os participantes a fazer escolhas mais assertivas e adotar hábitos mais saudáveis. 


Para encerrar, Relações Sustentáveis foi apresentado por Alexandre T. Prado especialista em Marketing e Recursos Humanos que confirmou a certeza de a sustentabilidade começa com o individuo e extrapola para a sociedade através das diversas formas de interação do homem com o meio.  Na exposição ficou clara a importância do autoconhecimento e de atitudes proativas para o fortalecimento de laços afetivos que servirão de base para a construção de relações sustentáveis em nossas vidas. 


O Instituto MAIS participou pela segunda vez da Virada Sustentável compartilhando conhecimento e incentivando as pessoas a construírem um futuro mais sustentável e harmônico, capaz de assegurar maior qualidade de vida a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário