quarta-feira, 18 de maio de 2011

IMAIS presente na II Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

Por Gabriela André, jornalista do IMAIS

Jaime Lerner e Fritjof Capra trocam cartões no primeiro dia da CICI2011


Curitiba recebe palestrantes internacionais para discutir modelos inovadores e sustentáveis de gestão em cidades

Com duração até dia 20 de Maio, começou ontem a II Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, no pavilhão de eventos da Federação de Indústrias do Paraná, na cidade de Curitiba.

O evento foi aberto com a palestra do ex-prefeito e urbanista Jaime Lerner, reconhecido por desenvolver na cidade o projeto de mobilidade pública que hoje transporta em torno de dois milhões de passageiros por dia com um sistema de “metronização” das linhas de ônibus.

Lerner afirmou que sustentabilidade é a equação entre o que utilizamos, menos o que poupamos; e concluiu com base em sua carreira de planejador que: “Para um projeto urbano ser criativo, necessitamos cortar um zero de seu orçamento. E para que seja sustentável; dois.”

Após Lerner, Parag Khanna, ex-acessor de política externa de Barack Obama se apresentou, ressaltando a necessidade do retorno sustentável dos investimentos e a transparência econômica para as cidades inteligentes do século 21.

A Conferência ainda receberá Nicolas Cristakis, especialista de Harvard em redes sociais, Susan Andrews, antropóloga divulgadora do conceito de FIB (Felicidade Interna Bruta) e Fritjof Capra, aclamado físico austríaco que fará a palestra “Redes como Padrões unificadores da vida”.

Mais informações pelo site http://www.cidadesinovadoras.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário