terça-feira, 17 de abril de 2018

Dia do Planeta Terra em 22 de Abril


No próximo dia 22 de abril se comemora o dia da Terra, uma data significativa para quem se preocupa com os destinos do planeta.

A ONU lançou em 2000 os Objetivos do Milênio (ODM) para superar desafios globais e em 2015 fez a transição para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estão fundamentados em 5 Ps: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias.

Os ODS contemplam uma agenda com 17 Objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030. Os temas contemplam as dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais.

Envolvem questões diversificadas tais como: a erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.  Esta é uma agenda da ONU para as pessoas e para o planeta, que busca

MINUTO ODS:

Vivemos em um momento de preocupação profunda com nosso planeta em relação aos seus desafios mais urgentes. E, todas as pessoas devem conhecer não apenas os desafios globais, mas também o plano da ONU para superá-los.

MINUTO ODS é uma série com vídeos curtos que esclarecem o plano da ONU para melhorar o mundo em 17 objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030.  A série é disponibilizada na internet, veiculada em eventos presenciais, e compartilhada por parceiros da iniciativa, instituições representativas e universidades.

Se todos conhecerem e compreenderem a importância destes objetivos a ponto de colocarem estas metas no dia a dia, o mundo será melhor. Para assistir aos vídeos, clique AQUI  Para conhecer cada um os ODS de forma mais detalhada, clique AQUI 
Benchmarking Brasil: Um programa de valorização das boas práticas nas organizações
Um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País, que certifica e compartilha cases de boas práticas há mais de uma década. Até a edição anterior, 373 cases foram certificados e compartilhados em publicações (livros, revistas, portais e bancos digitais) e eventos (encontros, seminários, fóruns e congressos). Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão inclusos na metodologia de seleção dos cases de sustentabilidade, e as metas e compromissos do Programa estão na plataforma SDG (Sustainable Development Goals) da Agenda 2030 da ONU. Veja em https://sustainabledevelopment.un.org/partnership/?p=22525

Programa Benchmarking Brasil
Inteligência Coletiva em Sustentabilidade 
www.benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário