sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A cosmopolita Avenida Paulista e a consciência ambiental

(*) Por Marilena Lino de Almeida Lavorato

Na Av. Paulista há pouco minutos atrás registrei algumas manifestações por uma cidade com mais qualidade de vida, mobilidade e áreas verdes. Além do tradicional trânsito parado, caía uma chuvinha leve e gostosa. A maioria dos pedestres preferiram caminhar sem a proteção de uma sombrinha para sentir na pele o frescor do pingo da chuva (Eu  fui um destes). Há quanto tempo não chovia em São Paulo, e a qualidade do ar já estava preocupante. 


No vão livre do MASP, além de uma enorme fila para assistir a concorridíssima mostra de Caravaggio, manifestações para registrar o dia da árvore (hoje) e o dia do Rio Tietê (amanhã). A democrática e plural Avenida Paulista ficou colorida e cheia de vida com balões, cartazes, faixas, musica e muitos jovens defendendo o meio ambiente. Uma enorme vitrine de vidro com a etiqueta "Mude o Mundo" e um jovem sufocado no meio do lixo chamava  atenção dos que por ali passavam. A arte, dentro e fora do MASP mobilizando e sensibilizando as pessoas.  

Alguns veículos de comunicação estavam cobrindo os manifestos e entrevistando os presentes. Uma pacífica e democrática manifestação para protestar e sensibilizar contra a imensidão de lixo e impactos ambientais que a sociedade produz. 


Duas quadras a frente, esquina do famoso conjunto Nacional, um outro evento acontecia. Uma espécie de aquecimento para o dia mundial sem carro, amanhã. Algumas barracas, cartazes, líderanças e grupos ativistas distribuindo mudas de arvore e compartilhando hábitos mais saudáveis com os pedestres. 

Incentivando caronas solidárias, alimentação saudável, uso de bicicletas, e respeito ao meio ambiente. Caminhar pela paulista e ver a cidade pulsando por transformações nos dá a sensação que é possível construir uma metrópole mais saudável, com mais áreas verdes, ar puro, e mais mobilidade. Enfim, nestes 03 dias que começa hoje, temos fortíssimas razões para pensar e agir
MOTIVOS PARA PENSAR E AGIR


Hoje (21/09) é o dia da árvore e o Brasil é um dos campeões do desmatamento. A mata atlântica que cobria toda costa brasileira, em especial, nossa cidade, ficou reduzida há menos de 7% do seu estado original. 

Amanhã (22/09) será o dia mundial sem carro e ar da cidade de São Paulo tem  sua qualidade comprometida pela falta de verde e excesso de emissões. A mobilidade é crítica e desafia a inteligência humana. É irracional o quanto se perde de tempo (e de saúde e dinheiro) no trânsito. Amanhã, também se comemora o dia do Rio Tietê que é tão maltratado e ao mesmo tempo, tão importante para a população paulista. 

Pense. Com um pouco mais de respeito e atitude nós conseguimos transformar a cidade e promover maior harmonia entre o concreto e o verde. Entre o homem e o meio. Feliz dia da árvore. 

(*) Marilena Lino de Almeida Lavorato é diretora executiva da MAISPROJETOS e Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS

2 comentários:

  1. Admirável a sensibilidade em observar essas coisas grandiosas e muito simples como sentir a chuva.
    Se mais pessoas saíssem do automático para enxergar essas coisas o mundo seria bem melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A sensibilidade é um instrumento transformador. Por isto, a arte na Mostra "Cultura de Sustentabilidade". Grande abraço

      Excluir