sábado, 22 de setembro de 2012

Artistas prestam homenagem ao Rio Tietê

O Tietê, o mais paulista dos rios, teve seu dia comemorado hoje no Parque Estadual que leva seu nome - Parque Ecológico Tietê. Esta data foi dedicada ao rio em 1992  conforme lei estadual n°7815 de 23/04/1992

Artistas e ambientalistas com o apoio da direção do parque preparam uma humilde homenagem ao nosso querido Rio Tietê no Centro Cultural Tietê. Na foto ao lado, diretores e coordenadores do Parque Ecológico Tietê, com artistas e ambientalistas na frente do Centro Cultural Rio Tietê. 

O Instituto MAIS levou a mostra "Cultura de Sustentabilidade" que tem por objetivo a conexão da arte com a sustentabilidade. A Mostra conta com uma releitura das obras de Tarsila do Amaral e do movimento modernista assinados pelo artista plástico Thiago Costackz. 

O Instituto MAIS também apoia o grupo artistas sustentáveis que doou obras para exposição definitiva no Museu do parque Ecológico Tietê em maio 2012. Alessandra Ferraz, uma das integrantes deste grupo foi a grande atração do dia inaugurando a exposição "Rio Tietê, quem te viu quem TV". Um conjunto de 30 obras desta artista (entre esculturas, móbiles e telas) convida o público a fazer uma reflexão sobre o Rio Tietê, a atual situação de poluição e o que desejamos para ele. As exposições "Cultura de Sustentabilidade" e "Rio Tietê, quem te viu, quem TV" ficará no Museu do Parque até 21 de outubro de 2012. A visitação é gratuíta. 

O Tenor Jarbas Tauryno interpretou o Hino Nacional Brasileiro, a musicista Cely Rodrigues apresentou várias canções utilizando-se de sua harpa sustentável, a cantora e pianista Tatiane Di Paula interpretou a melodia Planeta Azul de Aldemir e Xororó e o ator Benedito Bezerra  declamou o poema “Rio Tietê” (toada histórica) de João Pacífico.

Além das programações acima, o Clube Esperia apresentou várias canções alusivas ao Rio Tietê, interpretadas pelo seu Coral composto por associados da agremiação e, concomitantemente, foram projetadas imagens históricas do Rio Tietê presenciadas pelo Esperia, numa retrospectiva de seus campeonatos de regatas e natação desde a sua fundação em 1889.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo/SinSaudeSP, sob a regência de Eliane Vieira de Aquino, interpretou várias canções de Luiz Gonzaga em tributo ao Rio Tietê.


Ao final, ainda teve o parabéns ao rio Tietê cantado pelo publico presente estimado em aproximadamente 300 pessoas e o corte do bolo feito especialmente em homenagem ao Dia do Rio Tietê, e com direito a pedidos. Claro que o pedido oficial foi o desejo de um dia ver este sofrido rio totalmente despoluído e alegrando a cidade com águas claras e límpidas.  A homenagem nos inspira a refletir e agir por um rio restaurado e limpo, como um dia, foi o nosso querido rio Tietê. Na foto ao lado, os diretores do Parque Ecológico Tietê com a artista plástica Alessandra Ferraz, Marilena Lavorato do Instituto Mais e Morgana Cruz do Virando do Avesso. O evento foi uma realização do Parque Ecológico Tietê com o apoio cultural do Instituto MAIS e curadoria Virando do Avesso, dia 22 de setembro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário