sábado, 4 de agosto de 2012

Benchmarking Brasil apresenta os Legítimos da Sustentabilidade do País

Christiane
Em comemoração aos 10 anos do Benchmarking Brasil, uma programação especial foi preparada.  Desde o dia 31/07 Benchmarking Brasil está no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateuabriand) com Mostra, Seminários, e ontém foi realizado a 10a edição do Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer em evento fechado para um seleto público de convidados especiais.

O Dia Benchmarking apresentou os Legítimos da Sustentabilidade em 03 categorias: Benchmarking Junior que reconheceu os jovens talentos das Inovações Verdes, Benchmarking Brasil que certificou os Detentores das Melhores Práticas de 2012, e o Ranking da Década com os melhores da Gestão Socioambiental Brasileira dos ultimos 10 anos
thiago_laura

Pela primeira vez Benchmarking Brasil homenageou 03 personalidades que fazem e fizeram a diferença com suas boas práticas. Nas fotos acima, ao lado e abaixo, vemos a Atriz Christiani Torloni, a Apresentadora de TV Laura Wie e o artista Plático Thiago Costackz, e, Guilherme Amaral, sobrinho neto de Tarsila do Amaral nos momentos de suas saudações.  


Tarsila_amaral
Benchmarking é uma ferramenta de gestão que trabalha com as melhores práticas. Para estar entre os Rankeados ou Homenageados do Benchmarking Brasil é imperativo a realização prática e efetiva em prol da sustentabilidade. Benchmarking Brasil trabalha com realidades e não com intenções.

Com metodologia própria e um time de mais de 100 especialistas de vários países, o Programa construiu e detém o maior banco de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país. São 249 práticas organizadas em 10 diferentes temáticas, um rico acervo que serve de fonte de pesquisa e consulta para universidades, instituições representativas e demais interessados. 

Quem é Quem da Sustentabilidade

Em grande estilo e com muita arte foram apresentados ao publico os Legítimos da Sustentabilidade nas categorias:
Benchmarking Junior que reconheceu 15 projetos de alunos de tecnologia das escolas técnicas SENAI SP, Centro Paula Souza e IFSP ((Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Benchmarking Brasil que certificou 23 práticas de empresas localizadas em território nacional, e Benchmarking da Década, considerado o Ranking dos Rankings que reconheceu 13 instituições, das 139 já rankeadas no período 2003 a 2012. Pela primeira vez tivemos o Benchmarking Pessoas que homenageou 03 personalidades reconhecidas como pessoas que transformam realidades com suas boas práticas.

Bench_jrBENCH_BRASIL_12
Vencedores do Ranking Benchmarking Junior 2012Vencedores do Ranking Benchmarking Brasil 2012
Ranking_decadapublico_edit 
Vencedores do Ranking Benchmarking da DécadaPlatéia Atenta 

Benchmarking Junior foi avaliado por 05 especialistas brasileiros e Benchmarking Brasil por 20 especialistas de 08 diferentes países. Benchmarking da Década teve por metodologia o
score das empresas participantes no período, e Benchmarking Pessoas foi resultado de pesquisa e enquete do Instituto Mais baseado nas realizações e práticas de seus homenageados.  A metodologia de avaliação dos projetos e praticas inscritas, não permitem que os jurados tenham acesso ao nome de seus autores para total lisura do processo de avaliação.
 
taikoBenchmarking "Pessoas que Transformam Realidades com suas Boas Práticas" de 2012 foram para 03 artistas: Thiago Costackz, artista plástico que assinou os quadros da Mostra "Cultura de Sustentabilidade" inspiradas no movimento modernista de 1922 e que em 2012 completou 90 anos, Christiane Torloni, atriz e uma das fundadoras do movimento "Amazonia para Sempre" que reuniu mais de hum milhão de assinaturas em um abaixo assinado entregue com a Carta de Intenções para a Amazonia ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva em 05 de junho de 2009, e Tarsila do Amaral, artista plastica considerada um dos ícones do movimento modernista de 1922 que deixou um legado de extrema importância para a arte brasileira. Tarsila foi representada pelo seu sobrinho neto, Guilherme do Amaral.
malabaresEspecialistas e Lideranças da Sustentabilidade, Diretores e responsáveis pela gestão de Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Ética e Sustentabilidade das empresas vencedoras, Diretores, Professores e alunos das Escolas Técnicas de São Paulo, artistas e ativistas socioambientais estiveram presentes na Solenidade Benchmarking Brasil 2012. Nestes 03 dias de comemoração dos 10 anos do Programa Benchmarking Brasil, mais de 1000 pessoas tiveram contato com as boas práticas de sustentabilidade e o espírito agregador e plural do programa Benchmarking Brasil.  

Em 02 de agosto de 2012, o grande auditório do MASP recebeu a massa crítica da sustentabilidade do país para homenagear seus legítimos representantes. A solenidade foi aberta com uma apresentação de Taiko (Tambores Japoneses) e entre as apresentações dos Rankings, houve exibição de arte malabares. O Dia Benchmarking 2012 encerrou se com um coquetel de confraternização. Abaixo o Ranking de cada categoria:

Ranking Benchmarking Brasil 2012

1º Gestão por Bacia Hidrográfica - Itaipu Binacional / PR
2º Energia Limpa  - AMBEV - Cia de Bebidas das Américas - SP
3º Gestão de Mudanças Climáticas - ArcelorMittal Tubarão - ES
4º Desmaterialização de Resíduos -  PepsiCo do Brasil - SP
5º Taboa Lagoa - Samarco Mineração- RJ
6º Programa Bióleo -  Instituto Bióleo de Desenvolvimento Sustentável - SP
7º Venda de Cinza Leve -  ALUMAR - Consórcio de Alumínio do Maranhão - MG
8º Gestão Socioambiental -  Celulose Irani - SC
9º Gestão de Emissões de GEE  - Braskem - BA
10º Projeto Pituaçu Solar  - Neoenergia - BA
11º Bairro Ecológico  - SABESP - SP
12º Community Day - Firmenich & Cia - SP
13º Biomassa de Casca de Aveia - Pepsico do Brasil - SP
14º De bem com a Via - Ecovias - Concessionária Ecovias dos Imigrantes - SP
15º Voluntários do Rio - Carbocloro Industria Química - SP         
16º Peixamento e Educação Ambiental  - Duke Energy International - Geração Paranapanema - SP
17º Internet Ilha da Marchantaria - Instituto Embratel 21 - RJ
18º Projeto BipBop Brasil - Schneider Electric Brasil - SP               
19º UFRPE/ Gampe Solidário - Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE
20º Programa Nestlé Até Você - Nestlé Brasil - SP
21º A Turminha da Reciclagem Aurora  - AURORA - SC
22º Evento de captação: Teleton/11 - AACD (Associação Assistência à Criança Deficiente) SP          
23º Semente ecológica  - Verde Ghaia Consultoria e Educação Ambiental - MG

Ranking Benchmarking Junior 2012

1º Monitor de energia em tempo real
2º Tratamento de água agroindustrial
3º Blocos de Gesso Reciclado
3º Destino nobre para casca de arroz
4º Reaproveitamento da água de PCIs
5º Folhas geradoras de energia
6º ECOPOTE recipiente biodegradável
6º Propriedades do resíduo da uva
6º Lixeira Eletrônica Interativa
6º Bancada Sustentável

Ranking Benchmarking da Década

1°Itaipu Binacional
2°AMBEV
3°SABESP
4° Celulose Irani
4° PepsiCo do Brasil 
5° ArcelorMittal Tubarão
6° Duke Energy
7° Consorcio de Alumínio do Maranhão - ALUMAR
8° Wal-Mart Brasil
8° Instituto Embratel 
9° Firmenich & Cia 
9° Neoenergia
10° Basf

Veja cobertura em vídeo do Ranking Benchmarking 10 Anos no MASP:







São Paulo, 03 de Agosto de 2012
(11) 3257-9660/ 3729-9005
www.benchmarkingbrasil.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário