terça-feira, 17 de abril de 2012

Benchmarking Brasil 10 anos - Os Melhores da Década

Benchmarking  Brasil completa 10 anos e cumpre agenda especial em comemoração há uma década de fomento a sustentabilidade. BenchBrasil é uma fotografia da evolução e maturidade da gestão socioambiental brasileira pelo registro histórico dos cases e práticas sustentáveis de mais de 130 empresas participantes no período. 

Desde fevereiro que a idealizadora do Programa Benchmarking Brasil, Marilena Lino de Almeida Lavorato vem participando de eventos para apresentar a trajetória e o legado do Programa para a formação de massa critica em sustentabilidade no país. Em abril, Benchmarking Brasil está presente na Revista Business do Bem, edição 15, em matéria especial na seção mobilização, paginas 38-41 

Em Julho, BenchBrasil estará apresentando o Ranking dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira de 2012 e também da Década. Empresas e gestores com excelência em suas práticas de sustentabilidade podem inscrever seus cases pela internet até 30 de maio. Regulamento, metodologia, ranking das edições anteriores e demais informações estão disponíveis no site www.benchmarkingbrasil.com.br 




2012 É UMA EDIÇÃO ESPECIAL:

A Edição 2012 fecha o ciclo da década e terá score duplicado para a pontuação do Ranking da Década. Isto estimula a renovação do compromisso das instituições para com as práticas de sustentabilidade e incentiva as empresas ainda não participantes a aderirem a esta iniciativa de difusão e fortalecimento das boas práticas nas organizações.  

Em virtude disto, a comissão técnica conta com 20 especialistas de 6 diferentes países. Em edições normais a comissão técnica é menor, até 15 no máximo.  Estes especialistas estarão avaliando os cases inscritos para a edição 2012, sem ter acesso ao nome da empresa para total lisura do processo.  

O Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer será realizado no MASP, tendo por cenário a mostra "Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam", com a apresentação do Ranking Benchmarking dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do ano e da década.  Em se tratando de Boas Práticas sabemos que Quem tem mostra e compartilha, afirma Marilena Lavorato, especialista em gestão da sustentabilidade e idealizadora do Programa BenchBrasil.

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

Em 9 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país.  Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos e feira e congresso internacional.

Neste período contou com a participação de mais de 100 especialistas de 13 diferentes países na comissão técnica e apoio de expressivas instituições representativas como a FIESP, FIEMG, FIESC (IEL), FNQ, Sebrae SP, Instituto Brasil Pnuma, Câmaras de Comercio: Alemã, Francesa, Espanhola, Argentina, Britânica, e apoios internacionais: IAPMEI (Ministério de Inovação de Portugal), UNEP (United Nations Environment Programme -Nairobi, Quenia) e Agency Holaverde (Alemanha).

O Programa Benchmarking Brasil recebeu mais de 600 inscrições e certificou 226 práticas de 133 empresas localizadas nas 5 regiões do país. A maioria delas, grandes corporações (seguramente mais de 50% do PIB nacional). Isto ocorre porque conhecimento e expertise demandam corpo técnico especializado, o que significa investimento em capital intelectual e estruturas tecnológicas. Mas também temos pequenas e médias empresas, além de ONGs comprovando que com criatividade e talento é possível viabilizar grandes projetos e inovar

Para fomentar a sustentabilidade na prática, o Programa lançou e distribuiu gratuitamente para universidades e entidades representativas, 03 publicações: BenchMais (série com 02 volumes BenchMais 1 e 2), Guia de Boas Práticas Socioambientais (03 volumes), e a Revista Benchmarking (07 edições). Publicações com conteúdos avançados, articulistas renomados e participação de personalidades: Dr. Paulo Nogueira Neto, primeiro ministro de meio ambiente do país, Izabella Teixeira, nossa atual ministra do meio ambiente, e Lester Brown, autor internacional que há mais de 20 anos escreve sobre economia verde.  

Benchmarking Brasil é uma iniciativa independente (sem patrocinadores e com participação voluntária de especialistas e empresas), plural e democrática que construiu o maior Banco de Práticas de Sustentabilidade de livre acesso do país. Um rico acervo que serve de fonte de pesquisa e consulta para pesquisadores, gestores, estudantes e demais interessados na temática socioambiental. Os cases Benchmarking também são apresentados em inúmeros eventos corporativos de terceiros e próprios: FIBoPS Internacional, Regional e Técnica. 

Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas empresas, o Programa contribuiu ao longo destes 10 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade do país. 


A realização do Programa Benchmarking Brasil é da MAISPROJETOS com o apoio do Instituto MAIS. Informações e Inscrições: www.benchmarkingbrasil.com.br 

2 comentários: