sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MIDIA SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

O conceito de mídia social precede a internet, ainda que o termo nunca tivesse sido utilizado, no entanto este conceito está mais atual do que nunca. A idéia consiste em produzir e publicar conteúdo de forma descentralizada e tem como pilar principal a interatividade. Significa produzir muito para muitos.

A internet mudou muito as exigências e expectativas do consumidor, não se consegue mais o mesmo resultado seguindo a mesma fórmula, o que se tornou o grande desafio da publicidade, acompanhar a velocidade das transformações da mídia atual.

O Brasil conta com cerca de 67 milhões de usuários da internet e cerca de metade deles participam em pelo menos uma rede social. Novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e se estabelecendo, democratizando a propaganda, o que significa uma grande mudança na estrutura de poder social, pois a possibilidade de gerar conteúdos e influenciar pessoas e decisões deixa de ser exclusividade de grandes companhias.

As empresas agora buscam acompanhar esta evolução de modo a promover suas marcas, produtos e serviços. No entanto é necessário entender a cultura do consumidor, aprender o que eles consideram importante e investir nisso. Algumas delas já encontraram este caminho.

Exemplos bem sucedidos

A Nike por exemplo em 2008 junto com a Best Buy criou uma plataforma chamada GreenXchange, com o objetivo de permitir as empresas publicar patentes associadas com inovações tecnológicas ligadas à sustentabilidade. Algo similar também é feito à bastante tempo pela empresa MAIS projetos que disponibiliza gratuitamente na internet, cases de boas práticas sustentáveis de empresas, além de promover palestras técnicas gratuitas embasadas por enquetes para descobrir qual o tema de interesse do público alvo.

E tratando-se de sustentabilidade, tem-se neste um tema diretamente convergente com o uso das ferramentas disponíveis pela internet. A nova publicidade é muito mais barata e menos impactante ao meio ambiente.

Mídias Limpas e conteúdos honestos - fim da linha para os discursos vazios

Chega de panfletos e cartazes nas ruas, esqueça os outdoors. As ferramentas de mídia social disponíveis permitem um alcance muito maior, mais rápido e com um feedback mais honesto e enriquecedor, tudo isso aliado ao fato de que não é necessário imprimir uma folha sequer. Vídeos promocionais podem ser divulgados, fotos e folders compartilhados e eventos agendados, tudo de modo virtual, para um público específico, que partilhe dos mesmos valores que os seus. Ganha a empresa, ganha o consumidor e ganha o meio ambiente.

Vale lembrar que neste novo modelo de marketing as regras antigas agora valem mais do que nunca. A transparência e um conteúdo verdadeiro são fundamentais para manter a credibilidade da empresa.

Os usuários exigem das empresas um conteúdo relevante, verdadeiro e uma postura ativa, pois com as facilidades da internet, uma abordagem superficial ou greenwash podem ser facilmente identificadas, sendo eficazmente destrutiva na mesma velocidade com que a promovem.
(*) Henrique Mendes, MBA em Gestão Ambiental e Coordenador Técnico do Instituto Mais

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