quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A HORA DO PLANEJAMENTO EM GREEN IT - Perspectiva de crescimento para TI em 2010 supera o PIB

O Banco Central , afirma que em 2010 o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá 5,8%.

Visto sob a ótica da demanda, o expressivo crescimento real do PIB em 2010 será puxado pelo consumo das famílias que consumirão bem mais que nos anos passados. Assim como o setor Industrial que também “puxará”o PIB, com ênfase para indústria de transformação.
Ainda sobre os itens que compõem o PIB sob a ótica da demanda, o BC projeta crescimento real de 12% para exportações.
Para o setor de serviços, o relatório prevê crescimento de 5%. O setor agropecuário crescerá 3,7%.
Na area de TI a expectativa dos empresários ,é de que suas empresas cresçam, em média, cerca de 27% em 2010: ( sendo que TI e Telecom esperam crescer 30%, empresas de consultoria apostam em 28% e os varejistas acreditam em crescimento de pelo menos 25%.) viabilizando investimentos em canais de venda (novas filiais, mais intermediários, franquias, revendas, integradores, representantes e Door To Door) - tudo isso para fazer crescer a massa clientes e alcançar novos segmentos.
Com este crescimento considerável haverá condição de se obter mão de obra qualificada? Muitos estudos já apontam sobre a indisponibilidade da oferta de mão de obra técnica qualificada para uma boa operação tanto na TI (principalmente no gerenciamento dos Data Centers onde há a maior concentacão em consumo de energia) , como no Marketing e na Força comercial.

Ficam algumas questões para reflexão:

  • Haverá capital suficiente e fôlego para financiar tal crescimento?
  • O aumento exponencial de consumo energético está previsto?
  • Poderá o mesmo ser planejado para que tal expansão seja numa linha de Green IT? (otimizaçào de consumo, velocidade, compartilhamento, refrigeração, construção verde)

(*) Maria Aurélia Jordão, Arquiteta e especialista em Green IT. Membro do Comitê de Sustentabilidade do I+ e articulista da Revista Benchmarking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário