sexta-feira, 22 de março de 2019

Economia, Sustentabilidade, Estratégias e Práticas

Fala se muito sobre economia e estratégias, e quase nada sobre práticas. E a sustentabilidade sempre coadjuvante. 

O estranho é que sem estabilidade a economia vai mal, e sem práticas não há estratégia que se sustente. 

Curioso, mas a estabilidade é um princípio da sustentabilidade (equilíbrio), e as práticas, sem elas, nada acontece. 

Assim como as estratégias não foram feitas para discutir o sexo dos anjos, as práticas também não foram feitas para ficar no campo das intenções. 

 Mas, é recorrente observar certas preferências nos debates. O que vemos são explanações "1a classe" para as estratégias, e abordagens "Classe econômica" para as práticas. Num sentido figurado, é como uma super produção para a estratégia, e algumas poucas palavras para as práticas. E aí entra a questão: Será mais fácil falar de estratégia do que detalhar o passo a passo de uma boa prática?
Organizações líderes desenvolvem boas práticas porque sabem que sem elas não há estratégia que se sustente e nem objetivo que se alcance
Em se tratando de sustentabilidade, a transparência é fundamental. Os stakeholders querem resultados sim, mas principalmente resultados perenes sem surpresas futuras. 

Querem saber como você chegou lá? Quais foram os desafios e as soluções encontradas no caminho? Com qual prática conseguiu os tais resultados? São tantas nuances da sustentabilidade que não basta chegar lá, tem que mostrar como chegou, as práticas que adotou. 

Para ser considerado legítimo e sustentável o avanço anunciado em seus indicadores é necessário conhecer as práticas adotadas para tal, sem omissões. Donde se concluí que falar de práticas exige mais atenção e verdade, pois requer o detalhamento do passo a passo. 

 Organizações líderes desenvolvem boas práticas porque sabem que sem elas não há estratégia que se sustente e nem objetivo que se alcance. Detalham-as em alto e bom som, com orgulho e firmeza. Exercem suas lideranças apontando caminhos, detalhando suas práticas. E não por acaso, se tornam líderes. 

Sobre Benchmarking Brasil:  Um respeitado Programa de Sustentabilidade que reconhece, certifica e compartilha cases e projetos de boas práticas para acelerar o desenvolvimento técnico da gestão socioambiental brasileira. 

São mais de 400 cases e projetos de diferentes modalidades selecionados por especialistas de vários países, e compartilhados em publicações (livros, revistas, portais e bancos digitais) e eventos presenciais (encontros, seminários, fóruns e congressos). Benchmarking Brasil se transformou numa significativa plataforma de inteligência coletiva pelo qualificado acervo construído em quase 2 décadas de atuação. 

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão inclusos na metodologia de seleção dos cases e projetos, e as metas e compromissos do Programa estão na plataforma SDG (Sustainable Development Goals) da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: www.benchmarkingbrasil.com.br 

Inscrições de Cases de Boas Práticas de sustentabilidade para Certificação Benchmarking até 31/03/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário