segunda-feira, 10 de abril de 2017

Tempo, escolhas e práticas

A cada minuto que passa uma escolha é feita em nossa vida. Se nada fizermos neste minuto, não significa que a escolha não foi feita. O tempo não para, e de todos os ativos, é o mais valioso que dispomos. Ele é imponderável e cruel com quem não lhe dá a devida atenção e valor. 

O tempo e as escolhas são nossos companheiros inseparáveis. Na vida profissional, se estamos a frente de projetos que mobilizam pessoas para sua realização, temos a oportunidade de fazer escolhas que definirão a nossa capacidade de liderança. Se integrantes de uma equipe, teremos escolhas que determinarão a qualidade da convivência produtiva, fator primordial para o exito de qualquer projeto. E em ambos os casos, de novo, serão as escolhas que farão a diferença. Em cada escolha, terá inicio uma prática.  Em cada prática, uma marca. E num conjunto de práticas, uma trajetória, e um legado. 

O tempo será implacável e justo

São as práticas que definem quem somos ou quem fomos (pessoas fisícas ou jurídicas). Para elas será dedicado nosso mais valioso patrimônio, o tempo. E são nelas que deixaremos nossas marcas.  Não importa o lugar que ocupamos em uma organização (ou no mercado). Se no topo ou na base, o velocímetro continuará a girar e nós a fazermos escolhas que definirão práticas que farão a diferença, para o bem ou para mal. E em qualquer um dos casos, o tempo será implacável e justo. 

Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas
O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. 

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 

O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática. 

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. 

O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 12 de Abril de 2017. Mais informações no site benchmarkingbrasil.com.br   

Visite        TOP FIVE


Nenhum comentário:

Postar um comentário