quinta-feira, 6 de abril de 2017

III Fórum de Sustentabilidade foi realizado em uma universidade junto ao publico jovem

Hoje, numa das salas especiais da Universidade Anhembi Morumbi - Campus da Vila Olímpia, foi realizado o terceiro Fórum de Sustentabilidade com a participação de um publico atento e participativo.  Num formato despojado, seniors e juniors debateram esta importante pauta que é a sustentabilidade numa programação sob medida para aproximar e incluir o jovem neste movimento de valorização das boas práticas socioambientais.

Há mais de 5 anos que o Programa Benchmarking incluiu o jovem de forma efetiva e respeitosa. No Benchmarking o jovem não é apenas público, e nem está ali apenas para ouvir.  O jovem tem voz e apresenta seus projetos, cases e práticas bem sucedidas, que são avaliados e reconhecidos pela metodologia do programa que tem o reconhecimento da ABNT. O programa Benchmarking tem 2 modalidades para reconhecer o seu talento e suas iniciativas - Benchmarking Junior e Hackathon MAIS. 


Na abertura do Fórum, Marilena Lavorato idealizadora do Programa Benchmarking falou sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda ONU, com uma rápida retrospectiva "Dos ODM aos ODS". Encerrou sua fala fazendo a conexão dos ODS com as boas práticas do Programa Benchmarking dizendo: "Se os ODS são o mapa de navegação para chegarmos num futuro sustentável, as boas práticas são os passos que daremos nesta direção. Se vamos mais rápido ou com mais firmeza, dependerá da quantidade e da qualidade das nossas práticas"  


Na programação de hoje, tivemos a apresentação do  Coordenador da Rede Internacional de Estudos Sobre Meio Ambiente.  Editor Executivo da Revista Ambiente & Sociedade, e Professor da USP, Pedro Cortes. O Professor Pedro é um especialista que fala a linguagem do jovem também, inclusive tem um canal no Youtube chamado "O ambiente é o nosso meio" onde posta vídeos curtos sobre temas ambientais e socioambientais relevantes em formato e linguagem sob medida para o público das mídias sociais, que em sua maioria, são jovens. O Professor Pedro fez uma palestra magna sobre Recursos Hidricos e a história do saneamento em São Paulo que envolveu profundamente o publico. 


Além do Prof. Pedro, uma apresentação sobre inovações em controle hidrico dos alunos da escola técnica do SENAI, e a participação de especialistas em games que aplicaram teste game com a platéia sobre o uso racional da água. O III Fórum de Sustentabilidade que se realizou nesta data foi produtivo e humanizado.  E certamente dará excelentes frutos. 



O IV Fórum de Sustentabilidade acontecerá em 18/05 e tratará da temática: Emissões e Proteção/ Conservação no auditório do Centro Paula Souza, em São Pauloi/SP. Para mais informações, clique AQUI

Sobre os Fóruns de Sustentabilidade:

Os Fóruns de Sustentabilidade são encontros para exposição de cases, projetos e APPs certificados pelo Programa Benchmarking, e em alinhamento com a agenda ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Os primeiros encontros foram realizados a partir de 2000 reunindo especialistas, cientistas, ativistas, e lideranças para a troca de visões, reflexões e soluções sustentáveis. Foi sendo aprimorado continuamente, e a partir de 2017 são itinerantes e em parceria com universidades, escolas profissionalizantes, e entidades representativas e governamentais. Contam com a cobertura de jornalistas especializados e tem momentos transmitidos ao vivo pelo Live do Facebook do Instituto MAIS. Os Fóruns mobilizam um time de 12 organizações para sua realização. A participação é gratuita e com emissão de certificado digital aos que comparecerem. Inscrições online. Para participar e conhecer o calendário 2017, clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário