quarta-feira, 15 de abril de 2015

Benchmarking Brasil – Inteligência coletiva em sustentabilidade

Bench_tags_inteligencia  
Benchmarking Brasil dá legitimidade ao discurso da sustentabilidade

Benchmarking é uma ferramenta de gestão que promove a melhoria contínua por meio do compartilhamento das melhores práticas. 

Baseada nesta ferramenta que é colaborativa e tem como premissa, o compartilhamento das melhores práticas que surgiu o programa Benchmarking Brasil. Em 12 edições já realizadas, Benchmarking Brasil já certificou 311 práticas  de sustentabilidade pertencentes a 172 organizações. 

Por isto, o Programa se tornou a memória vida da sustentabilidade corporativa registrando a trajetória das boas práticas socioambientais das organizações brasileiras da ultima década. O Programa oferece um ambiente amigável para pesquisadores, jornalistas, ativistas, especialistas acessarem este rico acervo construído pelas empresas Benchmarking ao longo de mais de uma década. 

Excelência, Coerência e Transparência em sustentabilidade  

O Programa é feito sob medida para organizações que tenham excelência, coerência e transparência em práticas de sustentabilidade. É um  canal de comunicação específico para o diálogo da organização com públicos especializados e formadores de opinião. Permite que as organizações não apenas divulguem seus indicadores socioambientais, mas também, como se chegou a eles.  

É um processo colaborativo do qual participam apenas os que realmente se sustentam quando o assunto é "boas práticas". São organizações com segurança e proatividade para contribuir com o processo de construção da inteligência coletiva em sustentabilidade, afirma Marilena Lavorato idealizadora do Programa Benchmarking Brasil. 

Faz coro com  Marilena, especialistas respeitados da área como por exemplo Izak Kruglianskas que é Coordenador do PROGESA – Programa de Gestão Estratégica Socioambiental – FIA/USP e também integra a comissão técnica 2015 do Programa. Ele diz: O  Brasil é um dos países que detém o maior capital natural, e isto nos dá uma grande oportunidade de tornarmos líder na nova economia de baixo carbono e de consumo responsável. Parabéns ao Programa Benchmarking e a todos que acreditam e contribuem para essa possibilidade. A sustentabilidade não é uma meta fixa a ser atingida. 

É um processo contínuo de busca e de mudança que deve ser adaptado a cada momento, em função da evolução da nossa sociedade. O Programa Benchmarking Brasil é uma ferramenta motivadora para o engajamento das empresas neste processo, diz Guy Ladvocat da Gerencia de Certificação da Associação Brasileira de Normas Técnica – ABNT e também integrante da comissão técnica 2015. 

Infelizmente, poucos estão realmente cientes da gravidade da crise socioambiental que enfrentamos. A atual crise hídrica é uma ótima oportunidade para que esse quadro se altere. Bons exemplos empresariais são fundamentais para envolvermos mais atores nessa lide. Nesse sentido o Programa Benchmarking Brasil presta um ótimo serviço para a sociedade brasileira, afirma Aron Zylberman Membro da Comissão de Estudos de Sustentabilidade para as Empresas – CESE do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC 

louroverde2015_pSobre o programa Benchmarking Brasil:   

 Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT,  e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. 

Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases até 17 de abril. Inscrições, clique AQUI 

 São Paulo, 15 de abril de 2015 
 Assessoria de Imprensa 
benchmarkingbrasil.com.br 
(11) 3257-9660/  3729-9005

Nenhum comentário:

Postar um comentário