domingo, 21 de setembro de 2014

Uma semana, 8 motivos

Conheça, aprenda e reveja sua relação com o meio ambiente

1- Hoje é 21 de setembro, dia da árvore que nos dá muito mais do que o dito popular, sombra e água fresca. Muito mais que beleza e frutos. As arvores prestam serviços ambientais essenciais a vida, tendo participação ativa na qualidade do ar, dos fenômenos climáticos, das proteções das nascentes, dos rios, etc.

2- Hoje, 21 de setembro, a Família Schurmann volta ao mar na sua terceira expedição em alto mar, a Expedição Oriente. Serão 2 anos e 3 meses em alto mar refazendo a rota dos descobridores chineses em 1421. Em cada porto, a família vai falar de sustentabilidade. Os Schurmann foram os primeiros brasileiros a dar uma volta ao mundo em um veleiro. A Família Schurmann terá sua historia contada em filme (Pequeno Segredo) que já está sendo pré produzido. O Programa Benchmarking Brasil prestou homenagem a Família este ano pela linda história de amor ao mar e da luta pela preservação do meio ambiente marinho e costeiro. Veja matéria especial na 10a Edição da Revista Benchmarking

3- Hoje, 21 de setembro, acontece People´s Climate March em Nova York e outras 7 grandes capitais da Europa. No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro espera receber 50 mil pessoas para a passeata. A mobilização pede um mundo livre da destruição causada pelas mudanças climáticas acontece 2 dias antes da reunião de cúpula do clima de Nova York, convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, na qual estarão presentes mais de 120 chefes de Estado. Todos pelo clima. 

4- Amanhã, dia 22 de setembro (*1), se comemora o dia do Rio Tietê.  "Tietê" , de origem tupi significa "água verdadeira", com a da junção dos termos ti ("água") e eté ("verdadeiro"). Ao contrário de outros rios, o Tietê se volta para o interior e não corre para o oceano, característica que o tornou um importante instrumento na colonização do país. O Tietê que no trecho que passa pela cidade de São Paulo no inicio do século passado foi palco de regatas e competições esportivas aquáticas hoje (neste trecho) está morto. O sonho de todo paulistano é vê-lo totalmente despoluído e exuberante como um dia foi. Carregando em seu curso este valioso recurso natural, a água. O Rio é outro trabalhador da natureza a nos prestar um serviço ambiental de necessidade essencial a vida. 

5-  Amanhã, dia 22 de setembro teremos o "Dia Mundial sem carro". Esta data faz parte da semana da mobilidade urbana que vai até o dia 26 de setembro. Aconteceu  pela primeira vez na França em 1997 para que as pessoas experimentem, pelo menos um dia sem carro e adotem formas alternativas de mobilidade. 
No Brasil, a data começou a ser comemorada em 2003. 

6- Depois de Amanhã, dia 23 de setembro, tem inicio a primavera - a mais linda das estações. A paisagem se transforma em uma pintura de muitas cores - o colorido das flores que se abrem para anunciar que a primavera chegou.  A polinização que é feita pelos animais coletores (insetos, aves e mamíferos) vento e água, é outro serviço ambiental essencial a preservação da fauna e flora, além de ajudar na produção dos alimentos. 

7- Depois de Amanhã, dia 23 de setembro, mais de cem líderes mundiais irão à cúpula do clima em Nova York convocada por Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas. Será a primeira cúpula sobre mudança climática em cinco anos.  Ban Ki-moon quer dar destaque ao tema na agenda internacional e facilitar o encontro em 2015, em Paris, quando, espera-se, será assinado um acordo climático que prevê forte redução nas emissões dos países, medidas de adaptação à mudança do clima e recursos financeiros. O encontro, porém, não faz parte do calendário de negociações internacionais.  É um evento político, não de decisões, mas com grande influência. 


8- Na 5a feira, dia 25 de Setembro, o I+ marca presença na semana da mobilidade  urbana com o 4o encontro técnico do ano que debaterá "Acessibilidade e Mobilidade Urbana".  Serão 4 especialistas e 1 case Benchmarking que mostrarão soluções sustentáveis para melhorar a acessibilidade e a mobilidade em São Paulo. Com especialistas e lideranças respeitadas, o público poderá compreender a complexidade do tema e o que está sendo feito pelas autoridades públicas e privadas nesta questão.  O evento gratuito, mas com vagas limitadas. Haverá emissão de certificado de participação para  os comparecerem pela internet. Os encontros técnicos fazem parte do calendário de atividades do Instituto Mais para a construção de uma nova consciência e cultura - A Cultura da Sustentabilidade.  Para conhecer a programação e se inscrever, clique AQUI

Depois desta semana intensa de comemorações, manifestações e debates, certamente o cidadão ficará mais bem informado e terá condições de mudar sua atitude em defesa de um meio ambiente sadio e equilibrado, direito de todos, como reza a constituinte do país. 

(*1) Esta data foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, lei 11.273/2002 que instituiu a Semana de Preservação do Rio Tietê, celebrada todo ano na semana do dia 22 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário