sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Na semana da mobilidade urbana o I+ realiza encontro técnico para debater este importante tema da atualidade

Foi realizado ontem o 4o encontro técnico I+ do ano reunindo especialistas e lideranças dos 03 setores da economia.  4 expositores compartilharam suas visões e experiências sobre Mobilidade e Acessibilidade Urbana  e ao final, responderam perguntas da platéia. Uma das exposições foi um case prático, que foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil em 2013.

O encontro técnico foi aberto pela Marilena Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais que apresentou a  agenda do Instituto Mais e as principais atividades realizadas no ano. Marilena concluiu sua fala dizendo que a Sustentabilidade precisa de mais práticas e menos discursos, e que a mobilidade e acessibilidade urbana é uma das mais urgentes pautas das grandes cidades pelos impactos ambientais, sociais e econômicos que produz.

A Dra Marianne Pinotui,  Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, uma das palestrantes, mostrou números, pesquisas, a agenda e conquistas da secretaria para melhorar a acessibilidade na cidade de São Paulo. 

O palestrante Edson Passafaro é Auditor de Acessibilidade da ABNT e Representante do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) na Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo, falou sobre as normas de acessibilidade nas construções e espaços urbanos. Edson é cadeirante e além das informações técnicas deu seu depoimento pessoal sobre as dificuldades da acessibilidade em grandes metrópoles. 


Eduardo  Kazuaki Shiramata, engenheiro ambiental da ArcelorMittal Tubarão do Espirito Santo apresentou o case Benchmarking certificado em 2013 “Programa Novos Caminhos – Soluções sustentáveis para melhoria da mobilidade urbana e rural”.

O publico altamente qualificado e interessado foi bastante participativo e interativo, questionando e opinando sobre os desafios da mobilidade e acessibilidade urbana. Na platéia, pessoas de outros estados e cidades que vieram especialmente para participar do encontro técnico I+.

No final, tivemos um coffee para network dos presentes. Nosso próximo encontro será em 30 de outubro para debater o tema: Voluntariado Corporativo. 

Sobre os Encontros Técnicos: 

O GMGA (Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental) existe há 14 anos e deu origem a FIBoPS Técnica: Reunião de especialistas, pesquisadores e gestores para debater temas relevantes e atuais da sustentabilidade apontados em enquete realizada com profissionais da área.

Os encontros técnicos são abertos e gratuitos, e os palestrantes convidados são especialistas e/ou lideranças com domínio e atuação convergente com o tema abordado para expor conceitos e fundamentos. Para apresentar cases práticos, convidamos os gestores que tiveram cases selecionados na ultima edição do Programa Benchmarking Brasil, e também convergentes com a temática em questão. 

A Curadoria é da MAIS Projetos com o apoio do Instituto MAIS. Os encontros são sempre realizados na ultima 5a feira de cada mês, das 9h00 as 12h30, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, Campus Paulista – Avenida Paulista, 2000 – 15o andar (próximo a estação Consolação do Metrô). É aberto e gratuito e as inscrições são pela internet. Os que comparecerem recebem certificado de participação pela internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário