sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Semana da Mobilidade e Caminhada pelo Clima agitam a semana

Dia mundial sem carro e semana da mobilidade urbana

Começou no dia 17/09 (quarta-feira) a Semana da Mobilidade 2014 em São Paulo com diversas atividades.  

O objetivo da iniciativa é chamar atenção para a mobilidade urbana e fazer com que as pessoas reflitam sobre os impactos causados pelo uso intenso de automóveis nas grandes cidades em detrimento do transporte público. 

O Dia Mundial sem carro aconteceu pela primeira vez na França em 1997 que foi adotado em vários países todos os anos no dia 22 de setembro.  O desejo é que as pessoas experimentem, pelo menos um dia sem carro e adotem formas alternativas de mobilidade, e descubram que há vida além do para-brisa.

Na cidade de São Paulo (Brasil) são realizadas atividades desde 2003, e na Europa temos a Semana Europeia da Mobilidade.
Nesta semana (25/09 - 5a feira) o I+ realizará seu 4o encontro técnico do ano para discutir "Mobilidade e Acessibilidade Urbana". Evento gratuito, mas com vagas limitadas. Para participar, clique AQUI

Caminhada pelo clima

No dia 21 de setembro, próximo domingo, teremos caminhadas em várias cidades do mundo reunindo celebridades, lideranças políticas e ativistas em defesa do clima.  

O centro organizador está em Nova York, mas mobilizações simultâneas em defesa de atitudes firmes para fazer frente as mudanças climáticas acontecerão em Londres, Paris, Melbourne, Istambul, Bogotá e no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.  

Os organizadores esperam mais de 100 mil pessoas em Nova York. O ator Leonardo di Caprio, o ex-vice-presidente Al Gore, Ban Ki-moon e o prefeito de Nova York já confirmaram presença. 


Os protestos acontecerão dois dias antes da cúpula do clima de Nova York, convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, na qual estarão presentes mais de 120 chefes de Estado. Os manifestantes exigem que governos adotem fontes de energia não poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário