quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cultura de Sustentabilidade na Paulista

Os valores que dão embasamento aos princípios e diretrizes da sustentabilidade devem estar presentes em todas as atividades humanas. Pensar e agir desta forma é ter "Cultura de Sustentabilidade". 

Cultura de Sustentabilidade é um projeto necessário para despertar uma nova consciência em relação aos desafios socioambientais da nossa época. Adota a arte como mediadora e mobilizadora para compartilhar boas práticas de sustentabilidade 

Nesta semana, Cultura de Sustentabilidade lançou 2 mostras: Em 06 de novembro inauguração de "Luzes da Cidade" no Bar do Batata com obras de Rosely Ferrayol (apoio cultural) e no dia 07 de novembro, abertura de "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade" (Realização) na Universidade Anhembi Morumbi, Unidade Paulista,  com arvores de natal sustentáveis assinadas por 15 artistas plásticos  

Na foto acima, da esquerda para direita, Marilena Lavorato do Instituto MAIS e MAIS Projetos (Realização) , Morgana Cruz do Virando do Avesso (Curadoria) e Maria José Rosolino da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (Apoio e hospedeiro da mostra). 

Cultura de Sustentabilidade foi lançado em julho no MASP em comemoração aos 10 anos do Programa Benchmarking Brasil que certifica os detentores das melhores práticas e detém o maior banco digital de livre acesso de práticas de sustentabilidade do país. Desde então, já realizou 04 mostras de arte e interação lúdica. 

A ultima delas "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade"  ficará exposta de 07 de novembro a 20 de dezembro em comemoração as festividades de fim de ano. A mostra por sua localização, fará parte do já tradicional circuíto cultural de fim de ano da Paulista. 

Este circuito recebe anualmente milhares de turistas do Brasil e de outros países que visitam a cidade de São Paulo atraídos pelas belas decorações que transformam a Av. Paulista num dos endereços mais cobiçados do mundo nesta época. 

Nesta exposição, os valores e fundamentos da Sustentabilidade serão vistos por um enorme público de todas as classes sociais e faixas etárias.  

Cultura de Sustentabilidade faz a conexão da arte com a sustentabilidade, para transmitir com leveza e beleza uma mensagem de paz e respeito ao meio ambiente, natural e social. 

Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade

Ontem, com um belíssimo concerto da Harpista Cely Rodrigues, foi inaugurado a mostra que apresentou 15 arvores de natal com design exclusivos e assinados por artistas plásticos comprometidos com as boas práticas de sustentabilidade. 

Para confeccionar suas obras, estes artistas fizeram reaproveitamento de diversos materiais que seriam descartados na natureza ou estariam atolando os aterros.  

A mostra que está no saguão da Universidade Anhembi Morumbi da Paulista (Av. Paulista, 2000 - esquina com a Rua Frei Caneca), ficará aberto ao público, das 9h as 22h até o dia 20 de dezembro.  


Na foto acima vemos a harpista Cely Rodrigues em seu concerto musical fazendo a abertura da mostra, e na foto ao lado, uma das arvores na montagem. 

Participam da Mostra os artistas e artesãos: Alessandra Ferraz, Adzilda Xavier, Claudia Santoni e Grupo Mulheres Encantos da Cantareira, Graça Rubbishuluxo, Joice Andrade, Luciana Guerra, Morgana Cruz, J. Prete, Neusa Silva, Noely Escarante, Oswaldo Oliveira, Rosely Ferraiol, Soraia Vitiello e Patricia Miranda, Tereza Yamashita, Verônica Jorge.

Leilão das Arvores de Natal Sustentáveis

As arvores são exclusivas e foram doadas ao Instituto Mais que fará um leilão no final da mostra em 20 de dezembro. 

Aqueles que quiserem levar para casa uma arvore de natal exclusiva e totalmente sustentável, assinado por artistas plásticos e designers  devem entrar em contato com o Instituto Mais e dar seus lances a partir de R$ 100,00. 

São apenas 15 arvores de natal e os lances estarão abertos até 20/12 quando encerra a mostra.  Mais informações pelos telefones (11) 3257-9660/ 3637-4457 ou email institutomais@institutomais.org

A mostra "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade" tem a curadoria do Virando do Avesso e apoio da Universidade Anhembi Morumbi.  A realização é do Instituto MAIS com a MAIS Projetos. 

Sobre Cultura de Sustentabilidade

Cultura de Sustentabilidade faz a conexão da arte com a sustentabilidade para compartilhar valores e princípios da sustentabilidade com o público urbano das grandes cidades.  

Foi lançado em julho no MASP com a mostra "Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam" com a releitura dos quadros de Tarsila do Amaral feitas pelo artista plástico e ambientalista Thiago Costackz que se inspirou no movimento modernista que este ano completou 90 anos. Em agosto, esta mostra esteve na 5a FIBoPS (Feira e Congresso para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais) na Universidade Anhembi Morumbi, campus da Vila Olímpia, e em setembro foi exposta no Museu do Parque Ecológico Tietê em homenagem ao dia do Rio Tietê. 

Agora, em novembro e dezembro, realiza a mostra "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade" com arvores de natal feitas de material reciclado por 15 diferentes artistas plásticos e artesãos na unidade Paulista da Universidade Anhembi Morumbi fazendo parte do circuíto cultural de natal da Av. Paulista.  

A Mostra "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade" tem a curadoria do Virando do Avesso e apoio da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. A Realização é do Instituto MAIS com a MAIS Projetos. Na foto acima vemos parte do grupo na inauguração da mostra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário