terça-feira, 29 de março de 2011

Instituto MAIS fala sobre praticas de sustentabilidade na FISTUR


Ontem, dia 28 de março, o INSTITUTO MAIS palestrou na 24º CIHAT - Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo que acontece dentro da FISTUR Feira do Turismo que se realiza de 28 a 30 de março, no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo/SP.

Ao lado de outros especialistas e lideranças, a presidente do comitê de sustentabilidade do IMAIS falou sobre praticas e conteudos de sustentabilidade desenvolvidos pelo Instituto MAIS há mais de uma década.

Apresentou cases de sucesso, como o Programa Benchmarking que em 09 edições certificou e catalogou 198 práticas de sustentabilidade em 10 temáticas gerenciais: Arranjos Produtivos, Educação e Comunicação, Emissões, Energia, Ferramentas e Políticas de Gestão, P & D, Resíduos, Recursos Hídricos e Saneamento, Manejo e Reflorestamento, Proteção e Conservação.

São mais de 120 empresas participantes que tiveram seus cases selecionados por uma comissão técnica de mais de 100 especialistas de diversos países, que avaliaram as práticas sem ter acesso ao nome das empresas.

O programa Benchmarking abre inscrições a partir de 04 de abril, no site: www.benchmarkingbrasil.com.br Também foi apresentado o calendário IMAIS 2011 com 05 grandes eventos em São Paulo.

São 04 encontros técnicos e 01 feira e congresso internacional. Os eventos são abertos e gratuítos, e para conhece-los visite o site www.institutomais.org

Destaque para a 4ª FIBoPS, o maior intercâmbio internacional pro-sustentabilidade do país com especialistas de varios países e uma mostra de produtos e inovações tecnológicas que respeitam o meio ambiente.

Uma programação intensa para compartilhar as melhores práticas de sustentabilidade: congresso internacional, salas do conhecimento e técnica, espaço lúdico cultural, ilhas de sustentabilidade, entre outros.

A FIBoPS se realiza de 26 a 28 de julho de 2011, no centro de eventos São Luis, região da Paulista, em São Paulo. Mais informações no site: www.fibops.com.br

JUNTOS POR UMA NOVA CULTURA PRO - SUSTENTABILIDADE



Ao lado, Marilena Lavorato e Morgana Cruz, Presidente do Comitê de Sustentabilidade e Relações Institucionais do Instituto MAIS

domingo, 27 de março de 2011

ECOLOJA MAIS - Um jeito de novo de consumir e melhorar o meio ambiente

A Ecoloja é uma proposta de educação de consumo consciente que gera trabalho e renda, e ainda ajuda o meio ambiente. Atua dentro dos fundamentos da economia criativa, em escala artesanal transformando resíduos em novos produtos. Artesões e artistas plásticos desenvolvem soluções simples e exclusivas para materiais que seriam descartados na natureza.

A Ecoloja tem mais de 300 itens de objetos que foram feitos a partir do reaproveitamento do plástico, tecido, papel, vidro, metal e lixo digital. Bijuterias, bolsas e sacolas, enfeites, materiais de escritório, chaveiros, brinquedos, caixas de presentes, objetos de decoração, camisetas e chinelos, utilidades domésticas, entre outros.

Alguns produtos da Ecoloja são produzidos por artesões capacitados nas oficinas SEXTAS ECOMAIS, de bem estar e inclusão social realizados no Instituto Mais. A Ecoloja é uma realização da ECOMAISBRASIL com apoio do INSTITUTO MAIS para levar mais consciência e informação a sociedade. Juntos por uma nova cultura de sustentabilidade. Para mais informações, entre em contato com Morgana Cruz, responsável pela ECOLOJA – morganacruz@institutomais.org

terça-feira, 22 de março de 2011

Instituto MAIS lança calendario 2011 de encontros tecnicos gratuitos

Os encontros técnicos GMGA (Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental) são aguardados com ansiedade pelos especialistas e profissionais da sustentabilidade pela programação diferenciada que sempre apresenta. São temáticas levantadas em enquete pelo Instituto Mais junto a massa critica da sustentabilidade. Pratica que vem sendo adotada desde o inicio destes encontros, em 2002.

Em 2010, uma enquete com mais de 300 profissionais atuantes em sustentabilidade apontou os seguintes temas de interesse: Inovações, Energia, Consumo, Mídias e Tecnologias Sociais, Economia de Baixo Carbono, e Tecnologias Limpas. Baseado nestes indicadores, o Instituto MAIS convidou especialistas nos temas apontados e gestores que tiveram cases selecionados para integrar o Ranking Benchmarking 2010 dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade.
AGENDE-SE E PARTICIPE DO CALENDARIO IMAIS 2011

Os encontros técnicos acontecem sempre na ultima 5ª feira dos meses de abril, junho, agosto e outubro, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua Bela Cintra, 1032), das 9h00 as 12h00, em São Paulo. As vagas são limitadas, e as inscrições pela internet por ordem de recebimento. A participação é aberta e gratuita com direito a certificado, também pela internet.

O primeiro encontro do ano se realizará em 28 de abril e tratará do tema Energia e Inovações com especialistas do SENAI, falando de Inovações, da COGEN, falando da Bioeletricidade (energia do bagaço da cana), e NEOENERGIA, falando da eficiência energética, um Case Benchmarking selecionado em 2010.

Abaixo, a programação completa 2011 com Especialistas e Gestores Benchmarking. Vagas Limitadas, participação gratuíta com emissão de certificado pela internet. Informações e Inscrições na URL www.institutomais.org/calendario

segunda-feira, 21 de março de 2011

INSTITUTO MAIS NA REDE SOCIAL BELA VISTA

O Instituto MAIS agora faz parte da Rede Social da Bela Vista, uma iniciativa que reune varias ONGs e Organizações para trabalhar a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social neste importante Bairro da capital. A Rede Social Bela Vista conta com a participação do HSL - Hospital Sirio Libanes, do CVSP - Centro do Voluntariado de São Paulo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, do SENAC, da Conexão Social FGV e da VAI VAI, entre outros.

SOBRE A REDE SOCIAL

Em janeiro de 2005 foi criada a Rede Social Bela Vista, para promover um modelo de desenvolvimento sustentável da região por meio da articulação e fortalecimento organizações sem fins lucrativos, governo e iniciativa privada para a mobilização de recursos financeiros, humanos e materiais em prol da comunidade local.

Hoje, são mais de 40 organizações dos setores público e sem fins lucrativos com trabalho em diversas áreas como: hospitais, ONGs, universidades, escolas, creches, unidades básicas de saúde, agentes comunitários do Programa Saúde da Família, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Centros de Apoio Psicossociais e líderes comunitários que trabalham em rede para desenvolver uma alternativa sustentável para a comunidade do bairro.

A mobilização da Rede é feita por meio de reuniões mensais, fóruns trimestrais de discussão sobre temas como saúde, educação, políticas públicas, sempre com a presença de convidados que possuem trabalhos relevantes em cada tema discutido. Nesses encontros, a participação da população do bairro é expressiva, aproximando o foco de atuação da Rede ao público-alvo desse trabalho.

Aproximadamente 30 pessoas representantes das diversas organizações e lideranças do bairro estiveram na ultima reunião, dia 18 de março, sexta feira, na Estação Caneca Espaço Cultural Trilhas da Arte, um aconchegante point cultural localizado na Rua Frei Caneca, 384.

O Instituto MAIS foi representado pela Presidente do Comitê de Sustentabilidade, Marilena Lino de Almeida Lavorato. Abaixo, uma foto do grupo para a posteridade.






Juntos por uma nova cultura de sustentabilidade