terça-feira, 27 de julho de 2010

Diretamente da Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais

Salas Técnicas – Moda, beleza & saúde e consumo


 
Palestra do Idec – Lisa Gunn (Coordenadora executiva do IDEC) – coex@idec.org.br
Lisa apontou que os principais desafios da mudança de atitude dos consumidores são:
  • Consciência do problema mais não da alternativa 
  • Barreiras financeiras para a mudança
Também apresentou um dado de pesquisa feita pelo Idec que diz que de 500 produtos, 90% continham pelo menos um elemento de greenwashing, ou seja, sua prática não condiz com seu discurso. Afirmou que o consumo consciente entrou com grande força nas empresas, mas que ainda há uma grande distância entre o discurso e a prática, como demonstrado na pesquisa e, se o discurso ambiental ganhou muita força, o social continua fraco.
 
Lisa ainda reiterou que antigamente o código de defesa do consumidor só tinha a preocupação em proteger os direitos dos consumidores e que hoje eles estão tendo de mudar esse ponto de vista e trabalhar as responsabilidades dos consumidores de reduzir, reutilizar e reciclar seus resíduos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário