terça-feira, 18 de maio de 2010

Está Chegando o dia Mundial do Meio Ambiente

Faltam algumas semanas para o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho), data criada em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (Suécia) com o objetivo de chamar a atenção do mundo para as questões ambientais.
Embora o mundo tenha até o momento olhado para as questões ambientais de uma forma mais filosófica que prática, houve avanços. Hoje as pessoas entendem um pouco mais, ou pelo menos, sabem que existe algo chamado meio ambiente.
Os ambientalistas, também conhecidos como ecochatos, aumentaram quantitativamente e qualitativamente. Hoje, temos especialistas em várias áreas que prestam consultorias para empresas mostrando que o meio ambiente natural é o fundamento invisível da economia. Não é custo, é competitividade. Não é devaneio, é sustentabilidade.
Não podemos esquecer também dos pesquisadores científicos que com o respaldo da ciência, apresentaram estudos e pesquisas com indicadores nada confortáveis que pressionaram países ricos e em desenvolvimento a acordos globais, mesmo que discutíveis. A mais recente prova foi a COP 15 (Conferencia do Clima em dezembro na Dinamarca) que reuniu mais de 190 chefes de estados, e pela primeira vez conseguiu chamar a atenção do mundo e a adesão de países resistentes ao acordo, caso dos Estados Unidos. Resultados positivos, mas ainda insuficientes para a envergadura da questão. (Observe que esta foi a 15ª edição da COP e só agora teve espaço maior na mídia de massa).
Sabemos que a evolução de uma sociedade está fundamentada na sua formação e qualificação. Quando mais educada, mais preparada para responder aos desafios. A questão ambiental é seguramente um dos maiores desafios a inteligência humana. Coloca em xeque nosso conhecimento, nossa moral e ética. Por isto, nós do Instituto Mais, apostamos na informação para elevar o nível do debate e criar massa critica.
Diariamente, pessoas e empresas descobrem soluções pró-sustentabilidade, que pela urgência do tema, devem ser compartilhados para incentivar outras pessoas e empresas a adotarem práticas semelhantes, e assim otimizar os resultados.
Quanto mais pessoas e profissionais conhecerem de forma mais profunda a questão ambiental, maior a chance de solução para seus desafios. Nada se muda sem compreensão, sem conhecimento, e sem dedicação e investimento.
É neste escopo que trabalhamos, identificando e compartilhando conhecimento aplicado para a construção de uma nova consciência pró-sustentabilidade. Lançamos em 2010 o Calendário CEBoPS (Compromisso Empresarial pelas Boas Práticas de Sustentabilidade) com eventos e publicações técnicas, abertos e gratuitos em sua maioria. Destaco o mais relevante dos eventos do calendário, a FIBoPS Internacional que se realiza em julho no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. Teremos congresso internacional, salas técnicas e muitas inovações pró-sustentabilidade.
Esta foi a forma de contribuirmos com a evolução da sociedade e a defesa do meio ambiente natural. Compartilhando o mais valioso patrimônio humano, o conhecimento.
Marilena Lino de Almeida Lavorato é publicitária com especialização em Marketing, Gestão Ambiental e Negócios. Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS.

Um comentário:

  1. OI gostaria que conhecessem o meu blog sobre design e meio ambiente. Desde já agradeço a visita. Um abraço.

    ResponderExcluir