segunda-feira, 24 de maio de 2010

Financiamentos responsáveis - BNDES


Escrevi um artigo no Atitude Eco há um tempo falando sobre algumas ações que as empresas e o Estado devem ter para se tornarem mais responsáveis. O texto trata de assuntos como redução de impostos, financiamentos responsáveis, benchmarking, certificações, e outros pontos.
Essa semana estava lendo a revista Plurale e encontrei uma matéria curtinha sobre os financiamentos responsáveis, escrito pela Sônia Araripe na seção Carbono Neutro, que falava sobre um caso específico do BNDES. Segue a reprodução da matéria:
“Nem só os ambientalistas estão apertando o cerco contra o BNDES em suas ações como maior financiador de empreendimentos no país. Também empresários temem a falta de transparência e comprometimento com o meio ambiente em várias decisões de financiamentos recentes, como para a Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O BNDES, que já se dispôs a ser o maior financiador da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, em Altamira, no Pará, será advertido da co-responsabilidade pelos impactos da obra, que assumirá com a efetivação do empréstimo. Segundo a notificação, se os eventos danosos anunciados nos pareceres técnicos do Ibama vierem efetivamente a ocorrer, o BNDES seria passível de ser cobrado por todos os custos decorrentes dos impactos sobre a fauna, flora e pessoas da região, quaisquer que sejam os seus valores, e inclusive aqueles que são impossíveis de se valorar. Repercutiu também bastante a entrevista do presidente do conselho de administração da Natura, Guilherme Leal, advertindo a direção do banco para ser mais transparente na administração dos recursos. Segundo ele, "precisa haver muita transparência nessas políticas e o tempo precisa mostrar que esses investimentos serão feitos com muito boa qualidade, para que o BNDES não crie casos de insucesso e de inadimplência.".”
Como exposto nesse caso, empresas bancárias que se dizem sustentáveis devem, indiscutivelmente, tomar conhecimento e responsabilidade sob as empresas as quais estão financiando, pois o banco que faz financiamento irresponsável é também responsável pela degradação que esse terceiro causou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário