terça-feira, 20 de março de 2018

Melhoria Contínua e Sustentabilidade

A História do ovo e da galinha

A melhoria contínua nunca sai de cena e nem perde sua força em organizações líderes. É por meio dos aprimoramentos contínuos que desenvolvemos e evoluímos. Não existem milagres, existem projetos bem trabalhados, não existe o acaso, existe o planejamento. E a inovação tão desejada e necessária, nasce em ambientes que valorizam os esforços nesta direção.

A sustentabilidade quando tratada como uma nova fronteira de inovação, faz parte deste processo de melhoria contínua que move as empresas na direção de suas metas.

A sustentabilidade e a melhoria contínua, me faz lembrar da história do ovo e da galinha “quem veio primeiro”. Foi o processo de melhoria contínua que incluiu os princípios e diretrizes da sustentabilidade nos modelos de governança das organizações, e estes princípios e diretrizes conferiram melhorias contínuas a organização.

É um ciclo continuo que faz com que as organizações desenvolvam e adotem melhores práticas, e estas melhoram a performance da organização (competitividade) junto ao mercado e sociedade. Portanto, a sustentabilidade faz parte do processo de melhoria contínua, e vice-versa. Ontem não existia, e hoje tem papel de destaque em organizações líderes.
Melhoria contínua sem sustentabilidade não é melhoria contínua
A adoção das melhores práticas é um requisito de sobrevivência para as organizações.  Não é possível competir sem melhorar e aprimorar o fluxo de geração de valor na empresa. E neste caso, sem os princípios da sustentabilidade, esta condição fica altamente comprometida.
Melhoria contínua sem sustentabilidade não é melhoria contínua. E sustentabilidade, sem boas práticas, não é sustentabilidade.
BENCHMARKING – UM PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES
Um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País, que certifica e compartilha cases de boas práticas. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 16a edição. Mais de 200 especialistas e ativistas de 25 diferentes países compõem as Comissões Técnicas que selecionam e validam os cases inscritos. 

A metodologia de seleção dos cases tem o reconhecimento da ABNT, e o Programa construiu e detém o maior banco de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso da internet. Até o presente momento, 192 organizações dos 3 setores da economia tiveram 373 cases certificados e compartilhados em publicações (livros, revistas, portais e bancos digitais) e eventos técnicos (encontros, seminários, fóruns e congressos). Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão inclusos na metodologia de seleção dos cases de sustentabilidade, e as metas e compromissos do Programa estão na plataforma SDG (Sustainable Development Goals) da Agenda 2030 da ONU. Veja em:https://sustainabledevelopment.un.org/partnership/?p=22525 

As inscrições dos cases para certificação Benchmarking das boas práticas pelo site - www.benchmarkingbrasil.com.br

São Paulo, 21 de Março de 2018

Programa Benchmarking Brasil - XVI Edição
Inteligência Coletiva em Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário