quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Entendendo a ética e a responsabilidade no mundo globalizado

Num cenário globalizado e competitivo a adoção de estratégias de sobrevivência das organizações é fato. 

A dinâmica é sempre a mesma: desafios que se superados, se transformam em oportunidades. Não é apenas a economia que gira, as lideranças também. 

Dentro deste contexto, a cultura de sustentabilidade surge como uma grande inovação estratégica para organizações que se norteiam pelas boas práticas.

As boas práticas estão associadas a excelência e a reputação das organizações

O Programa Benchmarking é uma ferramenta de grande precisão para certificar boas práticas de sustentabilidade. Nos seus 14 anos de existência já certificou mais de 300 cases Benchmarking. 

A sua idealizadora Marilena Lavorato acompanhou de perto a trajetória das boas práticas nas mais de 180 organizações que tiveram seus cases certificados pelo programa que neste período também reuniu mais de 190 especialistas de 23 diferentes países em sua banca de avaliação. 

Por isto foi convidada para participar do 5o volume do The International Society for Business, Economics and Ethics book series. O objetivo da série é O principal objectivo da Sociedade Internacional de Negócios, série de livros de Economia é promover a ética nos negócios, dando voz aos estudiosos de todo o mundo e atingir um público semelhante global.  Em co-autoria com a Professora Maria Cecilia Coutinho Arruda que participou da Comissão Técnica do Programa Benchmarking em 2009, escreveu o artigo "Criando a Cultura de Sustentabilidade" no 5o volume desta série, na obra que teve participação de articulistas de todos os continentes. Representaram o Brasil e a América Latina nesta coletânea. 

Entendendo a ética e a responsabilidade no mundo globalizado 

 A obra contempla a ética da responsabilidade em uma grande gama de significados, conseqüências e impactos. Ela reflete as perspectivas e raciocínio de 24 autores de todos os continentes. Todos os capítulos são documentos originais apresentados no V Congresso Mundial ISBEE, que teve lugar em Varsóvia, na Polónia, na Universidade Kozminski, em 11-14 de julho de 2012. Neste livro, ética e responsabilidade são considerados traços essenciais de caráter, não somente no negócio ou arenas governamentais, mas em qualquer iniciativa, decisão e atividade. 

As contribuições para o livro sobre um espectro de temas, termos e conceitos que envolvem a responsabilidade social dentro de uma perspectiva global. Sustentabilidade, economia internacional, corrupção, pobreza e violência, entre outros., foram abordados. O livro é destinado a acadêmicos, pesquisadores e profissionais em todos os continentes que se dedicam a Ética, Ética Empresarial, Responsabilidade Social Corporativa, Inovação Social e Gestão da Sustentabilidade. Os editores da série são Daryl Koehn, Lei Ética e Negócios da Universidade de St. Thomas, Opus College of Business, St. Paul, Minnesota, EUA; e  Laura Spence, School of Management, Royal Holloway University of London, Egham, Surrey, Reino Unido


Sobre o Programa Benchmarking Brasil:  

O Programa se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que  reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, já certificou 339 práticas,  de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Até o momento, aproximadamente 200 especialistas de mais de 22 diferentes países participaram da comissão técnica que seleciona e certifica os cases Benchmarking. É inteligência coletiva em sustentabilidade com 3 livros publicados e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições veiculadas da Revista Benchmarking. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor (1o colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. Inscrições de cases para concorrer a certificação Benchmarking que define o XIV Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil até 31 de março.   São Paulo, 17 de Fevereiro de 2016 (11) 3257-9660/ 3729-9005 benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário