sexta-feira, 5 de junho de 2015

Sai a Lista das Empresas Selecionadas para o Ranking Benchmarking 2015

Ranking Benchmarking: Organizações Detentoras das Melhores Práticas de Sustentabilidade do País. Os cases foram avaliados por 16 especialistas de 6 diferentes países 

No dia mundial do meio ambiente, o Programa Benchmarking Brasil que está em sua 13a edição, divulga a lista das empresas Benchmarking que foram selecionadas para integrar o Ranking 2015.  

Em 02 de Julho no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Av. Paulista, 1842 – 25º andar, em São Paulo/SP, teremos Seminário e Solenidade para apresentação dos cases e do Ranking 2015.  Estas organizações submeteram seus cases para serem avaliados segundo a metodologia “Benchmarking”, e obtiveram índice técnico (score igual ou superior a 7,1) para certificação Benchmarking.  Estes cases se tornam referências pela inovação e qualidade de suas práticas. A metodologia do Programa Benchmarking Brasil tem o reconhecimento da ABNT.

‘Apesar de existirmos há mais de uma década, são poucas as organizações que conseguem passar pelo crivo do Programa Benchmarking Brasil e obter score para ter seu case certificado, e reconhecido como Benchmarking em práticas de sustentabilidade”,  diz Marilena Lavorato idealizadora da iniciativa. “Benchmarking Brasil é um contraponto ao green washing, e a organização que participa comprova sua coerência (e excelência) avalizado por especialistas de vários países”, encerra. A XIII edição do Programa Benchmarking Brasil recebeu 58 inscrições, e destes, 28 cases foram certificados como “Cases Benchmarking”. 

Na lista das empresas Benchmarking 2015 temos organizações de vários ramos e portes, localizadas em todo território nacional. Os cases Benchmarking passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso do país, e também são publicados em livros e revistas especializadas e de gestão, além de apresentados em encontros técnicos.  

Este ano, será lançado no mesmo dia e local da apresentação do Ranking Benchmarking 2015, o terceiro volume da série no “BenchMais – As Melhores Práticas em Gestão Socioambiental do Brasil” com a participação de seus principais articulistas, nomes consagrados da sustentabilidade como José Goldemberg, Mário Mantovani, Paulo Nogueira Neto, entre outros. BenchMais 3 reune 311 cases Benchmarking e 21 artigos.  Veja a seguir a lista das empresas Benchmarking 2015.
selo_vermelho1 Ranking Benchmarking 2015 – Ordem Alfabética

Abbott (RJ) - Compostagem de Resíduos Orgânicos Não Perigosos 
Alumar (MA) - Otimização de Processos e Gerenciamento Sustentável: Fontes de Energia de um Case de Sucesso 
Ambev (SP) - Atuação coletiva para a preservação da água: reutilização de efluentes 
ArcelorMittal Tubarão (ES) - Plano Diretor de Águas – A Sustentabilidade do recurso água no cenário de escassez nacional 
Avon (SP) - Out of the Box: Otimização da cadeia de Supply Chain 
Brasilprev (SP) - Palestras de Educação Financeira - Projetos de Vida na Ponta do Lápis 
Braskem (BA) - Sustentabilidade na área de TI 
Cargill (SP) - Receita de Sustentabilidade 
Casa da Moeda  (RJ) - Reflorestamento voluntário para neutralização das emissões de gases efeito estufa 
Cemig (MG) - Sistema de informação da qualidade da água 
Chesf (PE) - Impressão Verde 
Cooperativa Central Aurora Alimentos (SC) - Programa Amigo Energia
Dana Industriais (RS) - Inovação e colaboração para a reciclagem de borracha – a experiência da Empresa 
Empresa Suape (PE)-  Avanços no Programa de Educação Ambiental (PEA) - Projeto Pedagogia Ambiental (PPA) 2010 a 2014 
Fundação Alphaville (SP) - Programa Jovem Sustentável 
Fundação Faculdade de Medicina (SP) - Processo de descarte de medicamentos devolvidos por pacientes em um hospital oncológico Instituto 
Embratel Claro (RJ) - Tecnologia como ponte para promoção de ações sustentáveis: exemplos da Turma do Sítio 
Itaipu Binacional (PR) - Projeto mais peixes em nossas águas 
Kinross Brasil Mineração (MG) - Curvas de nível verde como técnica de nucleação para recuperação de áreas degradadas 
Pandurata Alimentos (SP) - Projeto Aterro Zero 
Petrobras (RJ) - Gestão Energética Predial 
Precon Engenharia (MG) - Solução Habitacional: Inovação, industrialização e sustentabilidade 
Renova Energia (BA) - Museu do Alto Sertão da Bahia – MASB 
Sabesp (SP) - Gestão do Abastecimento de Água em Ambiente de Escassez
Samarco (ES) - Redução de custos com destinação de resíduos através da valorização de materiais 
Shahini Planejamento (SP) - Sustentabilidade na Escola 
Subprefeitura do Itaim Paulista (SP) - Ação Integrada 
Transbrasiliana (SP) - Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental: Caderno do Professor    
louroverde2015_pSobre o programa Benchmarking Brasil:  

 Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT,  e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. 

O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. 

Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. 

 São Paulo, 05 de Junho de 2015 
 Assessoria de Imprensa 
benchmarkingbrasil.com.br 
(11) 3257-9660/  3729-9005

Nenhum comentário:

Postar um comentário