segunda-feira, 15 de junho de 2015

Benchmarking incluí novos públicos no grande diálogo da sustentabilidade

cacadores_editTrabalhar com Exemplos que educam e Práticas que transformam  é a missão principal do Programa Benchmarking Brasil que desde 2003 seleciona, certifica e reconhece as melhores práticas socioambientais adotadas nas empresas e instituições brasileiras. 

Para agregar novos públicos neste necessário movimento de valorização das boas práticas junto a sociedade, foi criado novas modalidades que se realizam em paralelo. 

Boas Práticas para novos públicos 

 Para incluir o público jovem neste grande diálogo da sustentabilidade, foi criado Benchmarking Junior (alunos de escolas técnicas profissionalizantes), e Hackathon MAIS da sustentabilidade (alunos de curso de TI).  Já para incluir outros novos públicos no movimento das boas práticas, foi criado Benchmarking das Artes (Artistas plásticos e artesãos que inserem a sustentabilidade como técnica ou forma de expressão em suas obras) e Benchmarking Pessoas (personalidades que atuam em prol da causa socioambiental). 

 Todos estarão presentes em Bench Day, em 02/07 quando será conhecido o Ranking de todos os que foram reconhecidos como Benchmarking em práticas de sustentabilidade: empresas, jovens alunos, artistas e artesãos e personalidades engajadas. Veja programa compacto AQUI.

 Benchmarking para artistas e personalidades

logo_bench_artesBenchmarking das Artes faz a conexão da arte com a sustentabilidade. Em 2012 tivemos o marco zero da proposta que deu origem no ano seguinte ao Bench das Artes.  A 10a edição do Programa  foi realizada no MASP em São Paulo e abrigou a mostra “Arte que revoluciona, Práticas que transformam” que fez um paralelo entre os movimentos modernista e ambientalista. O artista plástico Thiago Costackz foi convidado para fazer uma releitura das obras de Tarsila do Amaral com esta proposta, e as obras hoje pertencem ao projeto Cultura de Sustentabilidade. Em 2013 foi lançado a 1a edição do Benchmarking das Artes para reconhecer e divulgar o trabalho de artistas que trabalham a sustentabilidade em suas obras, quer seja de forma ativista, empreendedora, educadora ou apenas como forma de expressão. A metodologia de escolha segue a cartilha “Benchmarking” com quesitos a serem pontuados por Juri Técnico, e as obras selecionadas após serem expostas em Bench Day são doadas ao Museu do Parque Ecológico Tietê para fazer parte do acervo permanente do Museu que é aberto a visitação pública. Em 2015, as seguintes obras e artistas foram selecionados (ordem alfabética): DOM QUIXOTE DE LA MANCHA -  Silvio Galvão ELEFANTE - Verônica Jorge GALO - Ivo Dantas METANI CABRAL - Bruno Honda Leite PEIXE -  Joba Tridente Para conhecer mais Benchmarking das Artes, clique AQUI 

Bench_pessoas_legenda
Benchmarking Pessoas é uma nova modalidade que divulga a história de Pessoas que transformaram realidades com suas trajetórias de vida. Em 2012, ao completar 10 anos de existência, o Programa lançou uma nova modalidade para  homenagear pessoas que transformaram realidades com suas interferências positivas a favor da vida. Benchmarking Pessoas reconhece o ativismo de resultados e trajetórias que deixam um legado para as gerações futuras, e presta homenagem aqueles que nos inspiram com seus atos e exemplos de vida. Em 2012, ao completar 10 anos de existência, Benchmarking Brasil lançou Benchmarking Pessoas para homenagear aqueles que transformam realidades com suas interferências positivas a favor da vida. 

Em 2012 foram reconhecidos artistas que contribuíram com mudanças positivas para a sociedade: artista plástica Tarsila do Amaral (Em Memoria) em comemoração aos 90 anos da semana de arte moderna de 1920, atriz Christiane Torloni pela sua participação no Projeto Amazônia para Sempre, e o artista plástico Thiago Costackz pela idealização do primeiro Museu de Arte Contemporânea Sustentável.  Em 2013, foram homenageados Dr. Paulo Nogueira Neto (primeiro secretário - com status de ministro - de meio ambiente do país) e Dra Consuelo Yoshida (Desembargadora Federal e pioneira na coordenação de cursos de especialização na área ambiental).  Em 2014, a homenagem foi para a Família Schurmann pela linda história de amor ao mar e pela defesa da preservação do meio ambiente marinho e costeiro. Os Schurmann foram os primeiros brasileiros a dar volta ao mundo em um veleiro. Em 2015, iremos homenagear profissionais da comunicação engajados com a causa socioambiental. Para conhecer mais Benchmarking Pessoas, clique AQUI

Sobre o programa Benchmarking Brasil:

louroverde2015_p
Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT,  e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. 

 São Paulo, 15 de junho de 2015 
benchmarkingbrasil.com.br  
(11) 3257-9660/ 3729-9005

Nenhum comentário:

Postar um comentário