domingo, 1 de fevereiro de 2015

Casa Cheia no primeiro encontro técnico I+ do ano

Resíduos abre programação 2015 do Instituto Mais

José Valverde fazendo sua apresentação no encontro técnico I+  

Por Fernando Novais*

Com uma proposta atual e extremamente relevante para a preservação dos recursos naturais de nosso planeta, através do reaproveitamento de resíduos sólidos, conscientização do uso de nossas fontes primárias de energia, conhecimento sobre a legislação de responsabilidade socioambiental vigente em nosso país, entre outros temas, o Instituto Mais, em parceria com a Mais Projetos, abriu nesta segunda-feira (29/01) o primeiro de cinco encontros técnicos que serão realizados com especialistas, pesquisadores e lideranças, cujas abordagens irão variar de acordo com cada evento em específico.

No primeiro encontro técnico do ano, o assunto debatido foi sobre Resíduos, com as presenças de José Valverde, atual secretário de Meio Ambiente da cidade de Ferraz de Vasconcelos, Francisco Luiz Biazini Filho, membro do Instituto Lixo Zero, e com as apresentações dos cases Benchmarking certificados em 2014: “Rede Resíduo”, apresentado pelo diretor técnico do Sistema Ciclo de Processamentos, Isac Wajc, e “Gestão de Resíduos” da  JBS Ambiental, apresentado pela diretora de Novos Negócios da empresa, Andressa Mello.


No início do evento, a fundadora e presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Marilena Lavorato, anunciou o lançamento do livro BenchMais 3 para julho deste ano, com novos cases certificados pelo Programa Benchmarking Brasil, um dos selos de sustentabilidade mais respeitados do país, cuja metodologia foi reconhecida pela ABNT por sua idoneidade e credibilidade. A publicação reunirá os cases Benchmarking certificados nas ultimas 4 edições (2001 a 2014), e contará com artigos de especialistas e lideranças respeitadas na área. 

Resíduos – desafios e oportunidades para empresas e municípios

Mesa diretora com os palestrantes respondendo perguntas da platéia 

Adotando práticas de destinação e reutilização de seus dejetos e resíduos sólidos, a JBS, maior produtor mundial de carne bovina, ovina e de aves, utiliza o sebo bovino como principal matéria prima para a produção de sabonetes e massa-base, destinando cerca de 200 mil toneladas de produtos a serem comercializados pelas indústrias de cosméticos e higiene e limpeza. Além disso, a JBS também possui também a maior fábrica de biodiesel de sebo bovino do planeta, desenvolvendo uma nova matriz de combustível sustentável.

De acordo com a representante da JBS, Andressa Mello, todos os componentes dos animais são reaproveitados como matéria-prima para outros produtos, não sobrando resquícios para ser descartado em aterros sanitários: “Nós temos que ser criativos para cumprir a legislação, fazer as destinações adequadas e inventar soluções que possam trazer retorno e diminuir os custos. Surgiu, então, a JBS Ambiental, cuja missão é fazer um gerenciamento de resíduos, e, através da rastreabilidade, saber para onde eles vão. Mas, além disso, não queremos apenas destinar. Por meio da reciclagem e da revenda, queremos financiar toda essa operação”, explicou Andressa.

O secretário José Valverde defendeu a criação de políticas de resíduos sólidos para cada município, tendo sempre como referência a legislação nacional e estadual, mas atendendo as demandas locais.

“A cidade de Ferraz de Vasconcelos tem uma política municipal de resíduos sólidos. Uma lei muito moderna, onde nós conseguimos harmonizar tanto com a política nacional quanto com a política do estado de São Paulo. E o que fizemos com a legislação? Retratamos para atender as necessidades locais. Quais são essas necessidades locais? Nós temos um problema de descarte irregular de resíduos vindos da construção civil. Então, nós temos a necessidade local, que necessariamente aponta para que a legislação dê um passo a mais”, argumentou Valverde. Ele também chamou a atenção quanto ao trabalho dos municípios de forma integrada, citando como exemplo o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), uma entidade que engloba 11 municípios da Grande São Paulo, criado para atender os anseios de seus integrantes e desenvolver as melhores práticas de desenvolvimento sustentável.

Agenda:

O Programa Benchmarking Brasil está com as inscrições abertas para empresas e gestores com as melhores práticas de sustentabilidade para concorrer ao XIII Ranking Benchmarking. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março através do site benchmarkingbrasil.com.br

Os cases selecionados serão certificados como “Cases Benchmarking”, e farão parte do maior Banco Digital de Boas Práticas Socioambientais com livre acesso do país, e poderão também fazer parte da grade dos encontros técnicos de 2015. No dia 02 de julho, será conhecido o ranking das melhores práticas socioambientais do país, além do lançamento oficial do livro BenchMais 3.

O próximo encontro técnico será realizado em 26 de fevereiro, com o tema “Energia e Emissões – Melhores Práticas”. O evento contará com as presenças do vereador Gilberto Natalini, idealizador da Conferência PL/Mudanças Climáticas, e de Silvério Catureva, Professor Doutor do curso de Engenharia da Uninove. Os cases Benchmarking serão da Braskem, apresentado por Luiz Carlos Xavier, e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), por Rosemeire da Silva Pereira.

Os encontros técnicos recebe o apoio do Curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi que gentilmente cede o espaço para a realização do evento. Também conta com a participação dos voluntários I+. A entrada é gratuita, contudo, é preciso fazer a inscrição através do link http://www.institutomais.com.br/forms/cadastro_eventos.php

Conheça a programação completa com os palestrantes confirmados no link: http://www.institutomais.com.br/sem-categoria/fibops-tecnica-2015/ 










Equipe Voluntários I+ 

*Fernando Novais é jornalista e voluntário do Instituto MAIS

São Paulo, 01 de Fevereiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário