quinta-feira, 26 de junho de 2014

Benchmarking Brasil - uma panorâmica da gestão socioambiental brasileira

TELA_ASSINATURA_FOTOGRAFIA
Ranking Benchmarking mostra como a sustentabilidade está sendo aplicada pelas empresas

grafico_crescimento
A cada nova edição, nota-se o aprimoramento da gestão socioambiental brasileira. O Ranking Benchmarking oferece indicadores para se monitorar movimentos relevantes da sustentabilidade na área empresarial.   Observa-se como a sustentabilidade está sendo aplicada pelas empresas, como por exemplo, o grau de aprimoramento do modus operandi (sistemas de gestão), as áreas que recebem mais atenção, e até mesmo, os segmentos e ramos de atividades mais comprometidos e por isto, mais avançados em suas boas práticas socioambientais. Com um olhar mais atento podemos ver o surgimento de tendências e novos cenários se formando. 

A edição 2014 registrou algumas particularidades que merecem destaques para uma compreensão mais apurada da realidade socioambiental brasileira. As 32 práticas certificadas dá suporte para uma visão mais clara sobre a preferência das empresas em determinados focos para investimentos e atuações. O Ranking 2014 apontou alguns indicadores importantes, por exemplo:

1- Temas Campeões:
Como já esperado, "educação e informação socioambiental" foi uma das categorias mais concorridas com 28% das práticas certificadas. Mais a categoria campeã com mais práticas certificadas foi "resíduos" com 30%. Já "Recursos Hidrícos" participou com 9% das práticas certificadas. 
categoria_gerencial_14

2- Ramos de Atividades com maior comprometimento e avanço:
Já em relação ao ramo de atividade com maior presença no Ranking tivemos o seguinte apontamento: "Energia" com 22% de práticas certificadas (7 práticas), seguido de "serviços" e "governo", empatados com 13% (4 práticas cada). 
ramo_atividade_14

3- Estados e Regiões mais atuantes:
O Ranking 2014 contemplou empresas de 9 diferentes estados localizados em 4 regiões (Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste). São Paulo lidera com 17 práticas certificadas (53%), seguido dos estados de RJ com 4 práticas certificadas (13%) e Espirito Santo com 3 práticas certificadas (9%). Este ano tivemos a entrada do estado de Mato Grosso no Ranking Benchmarking.
cases_estados_2014

4- Segmentos participantes: 
A iniciativa privada lidera com quase 70% das práticas certificadas (22). Mas o Ranking 2014 tambem congrega Empresas Públicas, ONG, Entidades Representativas, Institutos e Governo. Portanto tivemos os 3 setores representados. 
segmentos_14

Conclusões e justificativas

A edição 2014 apresenta numeros e informações que nos remete a algumas conclusões. Por exemplo: Educação e Informação continuam firmes e constantes na preferência das empresas para implementação de práticas de sustentabilidade.  Já a categoria Resíduos foi o tema técnico com maior participação no Ranking. Acreditamos que a categoria tenha sido impulsionada pela implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), aprovada em 2010 e com prazo para adequações finais até final de 2014.  Em relação aos ramos de atividades, acreditamos que a regularidade das empresas de energia no Ranking Benchmarking deva-se aos constantes investimentos dos ultimos anos que o setor tem feito na área socioambiental, e isto refletiu no seu bom resultado.  Já a liderança da região sudeste no Ranking Benchmarking em nosso entender se deve a  alta concentração de empresas e industrias na região. 

Benchmarking Brasil, além de compartilhar as práticas certificadas em seu Banco Digital e nas publicações (livros, portais e revistas), também fornece dados relevantes para compreensão do nível de maturidade e dos avanços conquistados pela gestão socioambiental brasileira. Não é sem motivos que é considerada como sua mais precisa fotografia. 

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

louro_verde_2014_p1Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking, congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. 

São Paulo, 26 de Junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário