quinta-feira, 20 de junho de 2013

Programa Benchmarking Brasil é finalista do Prêmio von Martius 2013

LOGO_BENCH_LETRAS_CINZA
Benchmarking Brasil inspira empresas e gestores na busca contínua das melhores práticas de sustentabilidade há 10 anos

O Programa Benchmarking Brasil está entre os três finalistas da Categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, um dos mais tradicionais e valorizados na área socioambiental. 

A cerimônia de premiação será na manhã do dia 26 de junho, no Club Transatlântico, Chácara Santo Antônio, em São Paulo. De acordo com o regulamento, os três melhores projetos são premiados, mas o nome do vencedor só será divulgado durante o evento.

Conhecendo o Programa Benchmarking Brasil

Há 10 anos consecutivos o Programa Benchmarking Brasil reconhece, certifica e compartilha a excelência socioambiental brasileira definindo o Ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Benchmarking Brasil é uma iniciativa independente de fomento a sustentabilidade que adota a metodologia Benchmarking para certificar as melhores práticas de sustentabilidade das organizações brasileiras.
grafico_crescimento

Apoio de Instituições Representativas: No período 2003 a 2012 contou com o apoio de expressivas instituições representativas como a FIESP, FIEMG, FIESC (IEL), FNQ, Sebrae SP, SEBRAE, Instituto Brasil Pnuma, Câmaras de Comercio: Alemã, Francesa, Espanhola, Argentina, Britânica, e apoios internacionais: IAPMEI (Ministério de Inovação de Portugal), UNEP (United Nations Environment Programme -Nairobi, Quenia) e Agency Holaverde (Alemanha). Em 2012, acrescentamos o apoio da RSO Pt - Rede Nacional de Responsabilidade Social de Portugal. Foram aproximadamente 100 apoiadores no período.

Apoio de especialistas: No período 2003 a 2012 contou com a participação voluntária de 129 especialistas de 15 diferentes países na comissão técnica. Em 2013, a comissão técnica conta com 15 especialistas de 8 diferentes países, totalizando 144 especialistas de 18 diferentes países.

Adesão de empresas e instituições dos 03 setores da economia: O Programa Benchmarking Brasil recebeu mais de 600 inscrições até 2012, e certificou 249 práticas de 139 organizações dos 03 setores da economia e localizadas nas 5 regiões do país. A maioria delas, grandes corporações (seguramente mais de 50% do PIB nacional). Isto ocorre porque conhecimento e expertise demandam corpo técnico especializado, o que significa investimento em capital intelectual e estruturas tecnológicas. Mas também tivemos a participação de pequenas e médias empresas, além de ONGs comprovando que com criatividade e talento é possível viabilizar grandes projetos e inovar.
.....
Abrangência e Pluralidade: O Programa Benchmarking Brasil é uma das mais abrangentes e plurais iniciativas de fomento a sustentabilidade.  Congrega participantes dos 03 setores da economia pertencentes a 24 diferentes ramos de atividade, sendo que Mineração e Energia são os ramos que mais contribuíram com práticas de excelência, 32 e 24 cada. Já as temáticas gerenciais que tiveram mais cases ranqueados foram: Educação, comunicação e informação socioambiental, e, Ferramentas e Políticas de Gestão, 75 e 47 respectivamente. Isto confirma uma preferência por conscientização e estratégia para investimentos em projetos de sustentabilidade.
publicacoes bench

Acervo: Além do Banco Digital de Práticas com livre acesso na internet, o Programa lançou e distribuiu gratuitamente para universidades e entidades representativas, 03 publicações: BenchMais (série com 02 volumes BenchMais 1 e 2), Guia de Boas Práticas Socioambientais (03 volumes), e a Revista Benchmarking (08 edições). Publicações com conteúdos avançados, articulistas renomados e participação de personalidades: Dr. Paulo Nogueira Neto, primeiro ministro de meio ambiente do país, Izabella Teixeira, nossa atual ministra do meio ambiente, e Lester Brown, autor internacional que há mais de 20 anos escreve sobre economia verde. 

Inovação Contínua: Além da Ilha Benchmarking com stands para expor as práticas selecionadas pelo Programa na FIBoPS 2010 e 2011 (Feira para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais), e do Plantão Benchmarking na FIBoPS 2012, novas atividades simultâneo as edições foram desenvolvidas para fortalecer o objetivo central da iniciativa que é a difusão e incentivo a adoção das boas práticas de sustentabilidade nas organizações brasileiras. 
plantao_Bench

Em 2012, lançamos o Ranking da Década Benchmarking e o Ranking Benchmarking Junior para reconhecer os jovens talentos das inovações verdes. Lançamos também Cultura de Sustentabilidade com a Mostra “Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam” fazendo a conexão da arte com a sustentabilidade. A mostra em 2012 comemorou os 10 anos do Programa Benchmarking e os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 com uma releitura das obras de Tarsila do Amaral, que também foi homenageada pelo Programa Benchmarking Brasil. A Mostra foi lançada no MASP em agosto e na sequencia foi exposta no Museu Ecológico Tietê e na Universidade Anhembi Morumbi.  A mostra neste período (agosto-dezembro) foi vista por mais de 10 mil pessoas. O Ranking da edição 2012, Ranking Benchmarking Junior e Ranking da Década Benchmarking foram conhecidos no 10° Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer no MASP.

Independência e Pluralidade: Benchmarking Brasil é uma iniciativa independente (sem patrocinadores e com participação voluntária de especialistas na comissão técnica), plural e democrática que construiu o maior Banco Digital de Práticas de Sustentabilidade de livre acesso do país. Os cases Benchmarking também são apresentados presencialmente, alimentando a grade técnica de inúmeros eventos corporativos do país, além de eventos próprios: FIBoPS (Internacional, Regional e Técnica). Instituições dos 03 setores da economia participam do programa Benchmarking, quer seja na condição de jurado, apoiador ou instituição concorrente ao Ranking.  A realização do Programa Benchmarking Brasil é da MAISPROJETOS com o apoio logístico do Instituto MAIS.

MAO_VERDE_CSCultura de Sustentabilidade: Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas empresas, o Programa contribuiu ao longo destes 10 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade do país. Neste período mais de 40 mil pessoas tiveram contato com as boas práticas de sustentabilidade selecionadas pelo Programa.

Realizações:
Neste período foram realizados 12 edições do Programa Benchmarking Brasil. Também tivemos mais de 50 cases apresentados nos encontros técnicos e eventos próprios e de parceiros e publicados em mídias especializadas.


PAINEL_10ANOS
Inscrições: Para concorrer ao Ranking Benchmarking, as empresas e instituições devem inscrever seus cases pelo site no período de março a maio de cada ano.


Sobre o Prêmio von Martius de Sustentabilidade      

Criado em 2000 pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, o então Prêmio Ambiental von Martius passou a ser chamado de Prêmio von Martius de Sustentabilidade a partir de 2007, com a intenção de reconhecer projetos de todo o país que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade.
Hoje o Prêmio von Martius é um dos mais importantes do setor e o único do gênero no país a obter o selo carbon free, por fazer a compensação de todo o gás carbônico dispensado desde o início de suas atividades até a cerimônia de premiação.
  
Desde a primeira edição do Prêmio von Martius até hoje, 1.464 projetos foram inscritos, analisados e auditados nas categorias Humanidade, Natureza e Tecnologia. Mais Informações, clique AQUI

Serviço:
imprensa@institutomais.org 
11 3257-9660/ 3729-9005

Nenhum comentário:

Postar um comentário