segunda-feira, 10 de junho de 2013

Instituto MAIS na Virada Sustentável 2013

Terminou ontém a 3a edição da Virada Sustentável e o I+ pela terceira vez fez parte da programação desta iniciativa de fomento a construção de sociedades mais sustentáveis.

A missão do I+ é construir massa critica em sustentabilidade para que essa massa critica possa fazer transformação social. Trabalhamos com a Cultura de Sustentabilidade informa Marilena Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais.  E para isto, adotamos linguagens alternativas para falar aos corações e mentes das pessoas, finaliza Marilena. 


Temos o projeto "Cultura de Sustentabilidade" que é incentivado e que faz a conexão da arte com a sustentabilidade e também o Canal I+ para compartilhar conteúdos de sustentabilidade na Web. 


Nas edições anteriores participamos da Virada Sustentável com rodas de conversa, oficinas, palestras online  e workshops. Nesta edição optamos pela comunicação em vídeo e pela arte para dar o nosso recado, diz Marilena.


O I+ esteve presente na Virada Sustentável 2013 com uma sala de conteúdos no Centro Cultural do Rio Verde (Vila Madalena) apresentando o especial "Meio Ambiente" produzido pelo Canal I+ com mais de 2 horas de programação exclusiva sobre o tema "Modos de Vida Sustentáveis", e também com uma exposição de arte "Nem tudo acaba em Pizza" do virando do avesso no Mercadão Municipal. 


Programação Especial  para a Virada 2013

O programa Cultura de Sustentabilidade apresentou conteúdos exclusivos sobre temas atuais e relevantes da sustentabilidade.  Preparamos uma programação especial para comemorar a semana do meio ambiente com matérias exclusivas sobre modos de vida sustentáveis, além de depoimentos de especialistas e bate papo com jovens e crianças sobre questões da sustentabilidade que impactam nosso dia a dia, afirmou Marilena Lavorato, editora e apresentadora do programa.

Tivemos mais de 2 horas de programa dividido em blocos de aproximadamente 15 minutos cada para que possa ser assistido pelas pessoas de forma rápida, porém numa linguagem sempre informativa e esclarecedora.   

Cultura de Sustentabilidade foi transmitido online nos dias 06 e 07 na Web TV  e no dia 08 na sala de conteúdos do Centro Cultural do Rio Verde (Vila Madalena). No dia 06 teremos transmissão pela manhã (10h) e a tarde (14h30), e no dia 07, apenas manhã (10h). 

A exposição "Nem tudo acaba em pizza" é uma iniciativa de conexão da arte com a sustentabilidade para despertar atenção das pessoas sobre o tema. 

A curadoria é de Morgana Cruz do Virando do Avesso que reuniu um grupo de artistas e artesãos chamado "Grupo Sustentável Mais" que produzem peças artistíscas temáticas ou livres que são expostas nos eventos do I+ e em vários locais da cidade que recebem fluxo de publico. Nem tudo acaba em pizza já esteve em estações do metrô, centros culturais, feiras e congressos do I+.  

Os integrantes do Grupo Sustentável MAIS foram convidados para produzir peças exclusivas para o Museu do Parque Ecológico Tietê. As peças fazem parte do acervo do Museu. Na exposição "Nem tudo acaba em pizza", estes artistas aproveitaram as caixas de pizza para suas artes, fazendo lindas telas de pintura como forma de incentivar a criatividade para reaproveitar materiais e reduzir a emissão de resíduos. 

Sobre o Programa Cultura de Sustentabilidade

Lançado em novembro de 2012 na Web TV, o programa tem como proposta desmitificar a complexidade dos principais temas da sustentabilidade.  Com linguagem simples e didática, Marilena Lavorato, especialista em responsabilidade social e meio ambiente, aborda os mais relevantes e atuais temas da sustentabilidade entrevistando seus convidados especiais. Além das entrevistas, o programa conta com quadros que dão dicas sobre saúde e bem estar, pensamento jovem, cidadania e educação ambiental.

O publico atingido é formado por jovens universitários, especialistas e profissionais da sustentabilidade, ambientalistas e demais interessados no tema, além de pessoas com interesse especifico nos conteúdos dos quadros apresentados (Minuto Saúde, Pegada Jovem, Minuto Cidadão e Virando do Avesso). O objetivo central do programa é fomentar a Cultura de Sustentabilidade por meio da divulgação e compartilhamento das práticas e conteúdos de sustentabilidade

Cultura de sustentabilidade é um programa que fala fácil sobre os mais complexos assuntos da sustentabilidade para aproximar o grande público das questões socioambientais do nosso tempo. Para ver os programas já gravados, visitem a pagina www.institutomais.com.br/2359-2/

Sobre o Instituto MAIS:

O Instituto MAIS é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo central é compartilhar o conhecimento socioambiental para formar massa critica em sustentabilidade e assim, promover transformação social. Com a finalidade de alcançar estes objetivos realiza diversas ações, sendo em sua maioria gratuitos e abertos ao público interessado. Além do Programa Cultura de Sustentabilidade, organiza a FIBoPS – Intercâmbio de Práticas e Produtos Sustentáveis e os Encontros Técnicos Temáticos, além de fornecer apoio a eventos socioambientais renomados. Mais informações: www.institutomais.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário