segunda-feira, 20 de maio de 2013

Benchmarking Brasil inspira empresas e gestores na busca das melhores práticas de sustentabilidade

INSCRIÇÕES DE CASES PARA CONCORRER AO RANKING ATE 30 DE MAIO

BENCH_LOURO_VERDE_11ANOS
Há 10 anos consecutivos o Programa Benchmarking Brasil reconheceu, certificou e compartilhou a excelência socioambiental brasileira com o Ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Este ano não será diferente, e em 01 de Agosto realizará o 11o BENCH DAY no auditório do TRF 3R que fica na Av. Paulista, 1842 - 25o andar - Torre Sul, uma das torres gêmeas da Paulista. 
torre gemeas

BENCH DAY é a data em que se apresenta o Ranking Benchmarking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Durante o dia, ocorre o Seminário Benchmarking para apresentação dos cases selecionados, e ao final a Solenidade Benchmarking com a entrega dos certificados e troféus aos Vencedores O Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer é um evento fechado para convidados especiais. Os Legítimos da Sustentabilidade são os protagonistas deste dia especial que reconhece e compartilha a excelência sociambiental brasileira. 

O MAIOR BANCO DE BOAS PRÁTICAS COM LIVRE ACESSO DO PAIS


Os cases selecionados pelo Programa Benchmarking Brasil passam a integrar o Banco de Boas Práticas do Programa Benchmarking que até o momento conta com 249 práticas organizadas em 10 temáticas gerenciais: Ferramentas e Políticas de Gestão;  Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes;Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação. Além do Banco de Práticas, os cases são publicados no Livro BenchMais e em revistas especializadas da área. Também alimentam a grade dos encontro técnicos realizados pelo Instituto MAIS e de eventos parceiros. Assim estima-se que mais de 60 mil profissionais, especialistas e lideranças já tiveram contato com as praticas selecionadas pelo Programa Benchmarking Brasil ao longo destes anos.

COMISSÃO TÉCNICA COM PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS DE VÁRIOS PAÍSES


selo_13
Um dos pilares do Programa Benchmarking Brasil é a sua comissão técnica. O seu formato de composição privilegia a pluarilidade e o envolvimento efetivo de seus integrantes com a temática socioambiental. Compreende nomes consagrados de personalidades e especialistas ligados a entidades de reconhecido valor no Brasil e em outros países. A Comissão Técnica é renovada anualmente. Até o momento, O Programa Benchmarking Brasil conta com a participação de mais de 140 especialistas de 17 diferentes países que trabalham voluntariamente para seleção e certificação das melhores práticas de sustentabilidade do país. Dentro deste contexto, os mais atualizados especialistas ligados a reconhecidas instituições integram a comissão que avalia o case inscrito sem ter acesso ao nome da empresa para assegurar total imparcialidade e credibilidade. A comissão técnica 2013 congrega participações de 15 especialistas de 08  diferentes países: Brasil, Argentina, Canadá, USA, Nova Zelândia, Portugal, China e Inglaterra.

BOAS PRÁTICAS, QUEM TEM MOSTRA E COMPARTILHA


PAINEL_10ANOSAlvaro Paes Pinto, Diretor do Departamento de Sustentabilidade da Fort Mackay First Nation no Canadá, e um dos integrantes da comissao técnica 2013 afirma: "É interessante notar como a maioria das empresas tem utilizado as mesmas praticas de sustentabilidade durante as ultimas tres decadas.  E preciso haver um avanco nas praticas corporativas de sustentabilidade, com inovacoes que possam distinguir as melhores empresas daquelas que simplesmente fazem o e que comum, mas que principalmente, excedam as expectativas de seus stakeholders para que desta maneira, possam se distinguir dentre suas concorrentes, e se tornarem empresas preferidas na sociedade." 

Cristiane_corte_cantoneiraSobre Benchmarking Brasil

O Programa Benchmarking Brasil é uma iniciativa de fomento a sustentabilidade que reconhece, certifica e compartilha o melhor do conhecimento socioambiental aplicado das instituições brasileiras. Em 10 edições já realizadas Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do Brasil. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Além do Ranking, o programa congrega outras ações de fomento a sustentabilidade tais como: publicações (Livro BenchMais 1 e 2), Revista Benchmarking, Banco de Práticas de Livre Acesso, Encontros Técnicos, feiras e congressos, programa web TV, entre outros. O Programa Benchmarking é uma iniciativa independente com a participação voluntária de especialistas e lideranças de vários países e com apoios multisetoriais. Ao longo destes 10 anos, Benchmarking Brasil incentivou a busca da melhoria contínua e a adoção das melhores práticas nas organizações, contribuindo assim com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Benchmarking Brasil recebe inscrições de cases para concorrer ao Ranking 2013 até 30 de maio. Mais informações: www.benchmarkingbrasil.com.br  


(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)

Um comentário:

  1. Legal.
    Um site para procurar empresa que possam ajudar nessa área é o www.wooki.com.br

    ResponderExcluir