quinta-feira, 28 de março de 2013

Casa cheia no primeiro Encontro Técnico I+ do Ano

Ontém foi realizado o 1o Encontro Técnico do ano com o tema "Sustentabilidade como Valor Estratégico"

Foram 04 especialistas que debateram o tema por aproximadamente 03 horas. 

Durante todo o tempo, o publico esteve bastante atento e ao final, interagiu com muitas perguntas aos palestrantes.

No encontro, Marilena Lavorato - Presidente do Comitê de Sustentabilidade do I+ apresentou a programação do calendário 2013 com muitos eventos, praticamente 1 por mês.  

Serão 05 encontros técnicos ao ano, com 20 especialistas palestrando sobre 05 temas apontados em enquete realizada com profissionais da área. 

Teremos também exposições, programa na Wet TV, Selo de Sustentabilidade com o Ranking Benchmarking e feira e congresso de boas práticas socioambientais, a FIBoPS. 

Todos os participantes receberam 1 exemplar impresso da Revista Benchmarking Edição 8, e ao final, foi servido um coffee orgânico ao público presente. 

O evento foi filmado e contou com a participação de 15 voluntários para atendimento e suporte ao publico e logística. 

O encontro técnico recebeu o apoio do Curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi que nos hospedou neste evento.

Também tivemos o apoio dos parceiros: Cacauí que serviu o coffee orgânico; Virando do Avesso que providenciou a decoração e recepção, e da Vo2 Informática que fez a filmagem e transmissão

O próximo encontro técnico será realizado em 25/04, no mesmo local - Av. Paulista, 2000 - 15o andar, e debaterá o tema "Sustentabilidade e os desafios com os stakeholders". 

PALESTRANTES

Os palestrantes deste encontro técnico foram representantes da mídia especializada, academia, consultoria e empresa Benchmarking. Abaixo seus nomes:

Ricardo Carvalho, Jornalista com passagem pela Folha de S. Paulo, TV Globo, TV Cultura, e desde 1997 vem se especializando em comunicação para a sustentabilidade com a firme intenção de trocar em miúdos a enorme quantidade de conceitos,  práticas e um arsenal de estudos e análises, a partir de uma temática extensa e complexa. É comentarista de sustentabilidade do Jornal da Gazeta e diretor do portal Meio Ambiente.


Rogério Ruschel, Primeiro consultor em sustentabilidade socioambiental das Américas com a criação da Ruschel & Associados Marketing Ecológico em 1989, há 24 anos Ruschel vem prestando serviços para empresas como Gerdau, Walmart, Votorantim, Bradesco, Volkswagen, Vale, PwC, Sabesp e Suzano. Foi professor universitário por 19 anos, 12 dos quais na ESPM-SP onde criou a primeira disciplina sobre Desenvolvimento Sustentável do Brasil, em 1995. Foi coordenador do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, da Câmara Alemã, por 12 anos. Jornalista, é autor ou editor de 5 livros e 27 estudos sobre sustentabilidade, meio ambiente e cidadania. Ganhou vários premios e fez mais de 80 palestras em empresas, eventos e câmaras de comércio.

Maria José Rosolino,  Relações Públicas, Jornalista e Mestre em Hospitalidade. Atual Coordenadora dos Cursos de Produção Editorial e Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi, e, pesquisadora do tema comunicação e sustentabilidade como indicadores de imagem institucional das organizações, em especial das organizações do terceiro setor.



João Bosco Reis da Silva, Especialista em Gestão Ambiental da ArcelorMittal Tubarão do Espirito Santo que estará apresentando o case Benchmarking Gestão Estratégica das Mudanças Climáticas, que foi selecionado para integrar o Ranking Benchmarking Brasil de 2013.  

Sobre os Encontros Técnicos:

O GMGA (Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental) existe há 13 anos e deu origem a FIBoPS Técnica: Reunião de especialistas, pesquisadores e gestores para debater temas relevantes e atuais da sustentabilidade apontados em enquete realizada com profissionais da área.
Os encontros técnicos são abertos e gratuitos, e os palestrantes convidados são especialistas e/ou lideranças com domínio e atuação convergente com o tema abordado para expor conceitos e fundamentos. Para apresentar cases práticos, convidamos os gestores que tiveram cases selecionados na ultima edição do Programa Benchmarking Brasil, e também convergentes com a temática em questão. A Curadoria é da MAIS Projetos com o apoio do Instituto MAIS

Os encontros são sempre realizados na ultima 5a feira de cada mês, das 9h00 as 12h30, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, Campus Paulista – Avenida Paulista, 2000 – 15o andar (próximo a estação Consolação do Metrô). É aberto e gratuito e as inscrições são pela internet. Os que comparecerem recebem certificado de participação pela internet. Mais informações no site www.institutomais.org

2 comentários:

  1. O evento realmente foi muito bom! Gostaria de saber se é possível obter a apresentação do Sr.Rogério Ruschel? Grata

    ResponderExcluir