quinta-feira, 28 de abril de 2011

Encontro Técnico IMAIS sobre Inovações e Energia reune especialistas dos 03 setores da Economia

Dia 28 de abril de 2011 aconteceu o primeiro Encontro Técnico IMAIS do ano no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social em São Paulo (FIBoPS Técnica), reunindo um seleto publico de especialistas atuantes em sustentabilidade.

Especialistas e gestores Benchmarking debateram o tema Inovações e Energia, soluções e práticas que melhoram o desempenho e a competitividade das organizações.

Os encontros técnicos GMGA (Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental) são aguardados com ansiedade pelos especialistas e profissionais da sustentabilidade pela programação diferenciada que sempre apresenta. São temáticas levantadas em enquete pelo Instituto Mais junto a massa critica da sustentabilidade. Pratica que vem sendo adotada desde o inicio destes encontros, em 2002.

Em 2010, uma enquete com mais de 300 profissionais atuantes em sustentabilidade apontou os seguintes temas de interesse: Inovações, Energia, Consumo, Mídias e Tecnologias Sociais, Economia de Baixo Carbono, e Tecnologias Limpas. Baseado nestes indicadores, o Instituto MAIS convidou especialistas nos temas apontados e gestores que tiveram cases selecionados para integrar o Ranking Benchmarking 2010 dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade.

Os encontros técnicos acontecem sempre na ultima 5ª feira dos meses de abril, junho, agosto e outubro, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua Bela Cintra, 1032), das 9h00 as 12h00, em São Paulo. As vagas são limitadas, e as inscrições pela internet por ordem de recebimento. A participação é aberta e gratuita com direito a certificado, também pela internet.

Os palestrantes do encontro técnico de 28 de abril foram:

Celso Scaranello - Especialista em Inovação e responsável pela Mostra Inova SENAI SP

Leonardo Caio - Especialista em Bioeletricidade (energia do bagaço da cana) do COGEN - Associação da Industria de Cogeração de Energia

Ana Christina Mascarenhas - Gerente Ambiental e de Eficiência Energética da Neoenergia apresentando o Case Benchmarking 2011 - Energia Verde


A recepção, decoração e brindes para os palestrantes foi feito pela parceira IMAIS, Virando do Avesso da EcoMais Brasil com o reaproveitamento de caixas de pizza, e o Coffee oferecido ao publico presente foi realizado pelo parceiro IMAIS, Buffet Cacauí com alimentos, frutas e bebidas orgânicas.

Agende-se para o próximo encontro técnico que será em 30/06 e abordará Mercado e Consumo. Especialistas e gestores Benchmarking falarão sobre a configuração da Economia Verde que surge para valorizar práticas e produtos que assegurem melhorias e ganhos socioambientais. Informações e inscrições no site www.institutomais.org/calendario

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Livro BenchMais 2 terá prefácio da Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira



O segundo volume da série BenchMais reune grandes nomes da sustentabilidade do país, e promove um histórico encontro de ministros do meio ambiente do Brasil.

Conta com o prefácio da atual Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e com depoimento de Paulo Nogueira Neto, o primeiro ministro do meio ambiente do país. Na ocasião em que tomou posse, não existia um ministério de meio ambiente, e sim uma secretaria, mas com status equivalente.

BenchMais 2 será lançado na 9ª edição do Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer, em 28 de julho de 2011, quando será conhecido o ranking dos detentores das melhores práticas do ano, encerrando a
4ª FIBoPS - Feira e Congresso Internacional Pro-Sustentabilidade.

A edição é da MAIS PROJETOS, e a coordenação Técnica de Marilena Lino de Almeida Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro.

Sobre a Obra:

BenchMais2 é um livro focado em práticas de sustentabilidade, que denotam uma mudança na orientação de valores e métodos de gestão em empresas de distintos portes. Um livro de casos (conhecimento aplicado selecionado pelo Programa Benchmarking), do interesse de professores e alunos de graduação e pós graduação, além de gestores, lideranças e empreendedores. Será distribuido gratuitamente para bibliotécas de universidades e entidades representativas, a exemplo da primeira edição.

É uma obra didática de gestão e referência técnica, apresentando os resumos dos 113 casos selecionados pelo Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro no período de 2003 a 2010.
No total 198 casos com o melhor da gestão socioambiental do Brasil de cerca de 125 empresas sediadas no Brasil, serão apresentados por regiões geográficas e ramo de atividade e organizados em 10 diferentes temáticas gerenciais para atender o requisito de aprendizagem e comparação da ferramenta Benchmarking - além de artigos de especialistas e um capitulo com orientação sobre sua aplicabilidade na gestão corporativa.

“BenchMais 2” terá tiragem impressa inicial prevista de 5000 exemplares que serão distribuídos gratuitamente para professores e bibliotécas universitárias, agências internacionais de desenvolvimento socioambiental, organizações multilaterais e entidades empresariais com interesse em gestão, administração, meio ambiente, sustentabilidade e gestão sustentável.

Especialistas e lideranças atuantes na gestão pro-sustentabilidade do país dão sua contribuição no livro BenchMais 2

Artigos Técnicos:

Alcir Vilela Junior – Pesquisador do Laboratório de Sustentabilidade e Redes Técnicas (FLUXUS) da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp e do Centro Universitário do Senac - São Paulo. Professor do MBA em Gestão da Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e do Centro Universitário do Senac em cursos de graduação (Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental) e Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Educação. É, atualmente, um dos coordenadores da Dimensão Ambiental do Indice de Sustentabiliadde Empresarial da BOVESPA.

Eduardo Athayde - Administrador, pesquisador, diretor da UMA (Universidade Livre da Mata Atlântica) e editor do Worldwatch Institute no Brasil.

João Amato Neto - Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Coordenador do núcleo de pesquisa Redes de Cooperação e Gestão do Conhecimento (REDECOOP). Professor, consultor, vice-presidente do conselho curador e coordenador do Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) da Fundação Vanzolini. Professor convidado nos programas de MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA)

Ricardo Carvalho - jornalista especializado em meio ambiente e sustentabilidade. diretor de conteúdos da Fotossíntese e do programa da TV Ideal (nova emissora de TV da Editora Abril), É conselheiro do Instituto AKATU de Consumo Consciente e do Projeto Mercado Ético. Escreve a coluna “Sustentabilidade” na Revista Imprensa e faz programas para a WEB TV Mercado Ético, onde entrevistou, ao lado de Rosa Alegria, Al Gore, Prêmio Nobel da Paz.

Depoimentos:

Alberto Ogata – Diretor Titular Adjunto de Responsabilidade Social da FIESP, Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Diretor de Saúde e Benefícios do TRF3, Autor dos livros - "Wellness" e "Guia Prático de Qualidade de Vida", publicados pela Editora Campus Elsevier.

Alberto Augusto Perazzo - Economista, filosofo, empresário, Membro do grupo de excelência em Ética e Sustentabilidade do CRA SP, Vice Presidente da Câmara de comercio Brasil Argentina, Membro permanente do conselho de curadores da FIDES (Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social, Presidente do Conselho de Curadores da Oficina Municipal, do Museu e Centro Contemporâneo de Tecnologia de São Paulo.

Arnaldo Jardim – Deputado Federal – relator do Grupo de Trabalho para Consolidação das Leis, respondendo pelas áreas de mineração, águas e energia. Além de coordenar o Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos e de Eficiência Energética.

António Victor Carreira de Oliveira – Assessor Principal de Desenvolvimento Sustentável e RSE da Direção de Serviços de Desenvolvimento Sustentável, e Direção-Geral das Atividades Económicas, do Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento de Portugal

Eliane Belfort - Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social (CORES) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), vice-presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social (CONSOCIAL) do Instituto Roberto Simonsen (IRS) e membro do Conselho Permanente de Responsabilidade Social (CORES) da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Alberto Augusto Perazzo - Membro permanente do conselho de curadores da FIDES, Presidente do Conselho de Curadores da Oficina Municipal, do Museu e Centro Contemporâneo de Tecnologia de São Paulo.

Elimar Nascimento – Professor e Coordenador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Pesquisa e publica, principalmente, sobre os seguintes temas: conflitos socioambientais, desenvolvilmento sustentavel, participação social e politicas públicas.

Haroldo Mattos de Lemos – Professor e Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ. É Presidente do Conselho Técnico da ABNT, Vice Presidente do Comitê Técnico 207 da ISO, e Presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É também Presidente do Instituto Brasil PNUMA.

Maria Cecilia Coutinho de Arruda – Professora Adjunta do Departamento de Mercadologia da FGV SP, e Diretora Executiva da ALENE – Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia

Paulo Nogueira Neto – Advogado, naturalista e professor. Foi o primeiro ministro do Meio Ambiente do Brasil, além de ser membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Academia Paulista de Letras, tendo publicado as diversas obras. Na suaq gestão ambiental foram criadas 26 reservas e estações ecológicas, e 12 áreas de proteção ambiental na Amazônia. Entre outras realizações, também tratou da Lei da Política Nacional de Meio Ambiente, que passou a vigorar em 1981. Atualmente Paulo Nogueira-Neto é também presidente do Conselho de Orientação do Parque Tizo, localizado na confluência da Rodovia Raposo Tavares com o Rodoanel, em São Paulo.

Sobre o Programa Benchmarking

O Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma plataforma de conhecimentos empresariais que oferece não apenas a teoria da gestão responsável. É uma base de dados com experiências concretas. Não é apenas “como fazer”, mas sim, “como está sendo feito” em diversas áreas da gestão e da engenharia corporativa.

São 08 anos experiência em gestão socioambiental no Brasil que estarão registrados no Livro BenchMais. O conhecimento socioambiental aplicado de 125 empresas com 198 casos catalogados em 10 diferentes temáticas será compartilhado nesta obra didática de gestão sustentável. Conheça a iniciativa no site
http://www.benchmarkingbrasil.com.br/

Mais Informações:

Kathellym Santos
Assessora Imprensa
kat@maisprojetos.com.br
(11) 3257-9660/ 3729-9005/ 3637-4457/ 3637-4459
www.benchmarkingbrasil.com.br

domingo, 3 de abril de 2011

Abertas inscrições para o Ranking Benchmarking 2011

Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade 
Inscrições Online até 30/05/2011 

Em sua 9ª edição, o Programa Benchmarking já se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade. 

Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Faz parte do Programa Benchmarking, que além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos e feira internacional.

As Instituições com boas práticas de sustentabilidade podem inscrever seus cases até 30/05/2011 pela internet, e uma vez rankeadas farão parte do maior Banco Digital de Boas Práticas Socioambientais de livre acesso do país, fonte de consulta para pesquisadores, universidades e mídias especializadas. A comissão técnica é multidisciplinar e congrega especialistas de vários países. As inscrições poderão ser feitas online no hot site www.benchmarkingbrasil.com.br

Programa Benchmarking cresce e ganha respeito

Com uma metodologia única e inovadora, o programa em seus 9 anos de existência já selecionou e compartilhou aproximadamente 198 práticas de sustentabilidade. Passaram pelo crivo Benchmarking, mais 120 instituições brasileiras atuantes nos 03 setores da economia, e localizadas em 12 diferentes estados do país.

As práticas são pontuadas por uma comissão técnica multidisciplinar com participações relevantes do cenário nacional e internacional, o que garante credibilidade e transparência, e uma vez selecionadas, integram o Ranking Benchmarking e o banco de Boas Práticas, o maior de livre acesso no país. A partir daí, o Programa compartilha estas práticas com públicos especializados e com interesse em sustentabilidade.

Boas Práticas de Sustentabilidade, quem tem mostra e compartilha

Gestores e Instituições com ações concretas que comprovam melhorias ao meio ambiente natural, as comunidades e competitividade a organização, podem inscrever seus “cases de sustentabilidade” para concorrer ao Ranking 2011, que será conhecido no “Dia Benchmarking, compartilhar para crescer”, em 28 de Julho no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, encerrando a 4ª FIBoPS.

Os Rankeados passam a integrar o maior e mais respeitado BD de boas praticas de sustentabilidade de livre acesso do país com o resumo executivo dos cases que demonstraram efetividade nas seguintes áreas: Resíduos, Energia, Gases e Poluentes, Recursos Hídricos e Efluentes, Educação, Informação e Comunicação Ambiental, Ferramentas e Políticas de Gestão. Manejo e Reflorestamento, Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos, Proteção e Conservação e Arranjos Produtivos. 

Comissão Técnica 2011, multidisciplinar e com participações internacionais
 

Um dos pilares do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é a sua comissão técnica que é única em seu formato e composição, analise e critérios de avaliação.

A comissão técnica compreende identificação de nomes consagrados de personalidades e especialistas comprometidos com ações sustentáveis e atuantes em entidades de reconhecido valor representante dos mais significativos segmentos da sociedade.

Os critérios de avaliação são transparentes e os membros da comissão técnica avaliam a qualidade das praticas de sustentabilidade do case sem ter acesso ao nome da instituição.

Nomes confirmados em ordem alfabética:

  1. Alicia Torres – Setor Energia Renovável do CEFIR  - Centro de Formação para a Integração Regional do Mercosul - Uruguai
  2. Andre Luis Saraiva - Diretor da Área de Responsabilidade Socioambiental da ABINEE – Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica- Brasil
  3. Afonso Rodrigues de Aquino - Pesquisador no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Brasil
  4. Antônio Luís Aulicino – Presidente do IDS - Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e membro da Comissão de Honra da Plataforma Sinergia
  5. Candido Pires - Presidente da Direcção do Centro de Solidariedade de Braga (Projecto Homem) e Consultor Nacional de Benchmarking, qualificado pelo IAPMEI – Portugal
  6. Germano Julio Badi - Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade do Conselho Regional de Administração de São Paulo - Brasil
  7. Gunars H. Platais - Sr. Environmental Economist do Banco Mundial – USA
  8. João Amato - Professor, consultor, vice-presidente do conselho curador e coordenador do Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) da Fundação Vanzolini  - Brasil
  9. Luis Fernando de Freitas Penteado - Assessor Jurídico da Fundação Agencia da Bacia Hidrográfica do Alto-Tiete e Coordenador de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da PUC, FGV e FAAP- Brasil
  10. Mark S. Langevin, Ph.D. - Director at BrazilWorks e Professor Adjunto University of Maryland University College – USA
  11. Myriam Barbejat – Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina e Membro do corpo editorial da IJIE - Iberoamerican Journal of Industrial Engineering – Brasil
  12. Paola Fiori – Especialista em Comunicação e fundadora da ETICAMBIENTE com sede em Milão – Italia
  13. Sandrine Lage – jornalista e autora do livro Sustentabilidade na mídia: o poder de (in)formar – França
  14. Sergio Rodrigues Costa – Editor Chefe da Revista Case Studies – FGV RJ – Brasil
  15. Silvia Czapski - jornalista especializada em questões ambientais e de sustentabilidade, colaboradora do Valor Econômico (cadernos especiais) e revista Carta Capital – Brasil 

Mais informações:

Kathellym Santos
Assessoria Imprensa
(11) 3729-9005/ 3257-9660 
kat@maisprojetos.com.br 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

FIBoPS contará com monitorias especializadas para atendimento ao publico visitante

Dentro do fundamento da economia criativa e da valorização de uma das mais eficientes tecnologias sociais, o Instituto MAIS vai ampliar seu programa de voluntariado para estudandes de graduação e pós graduação de areas da gestão corporativa (economia, administração, comunicação e marketing, TI, meio ambiente e responsabilidade social, entre outros) para monitorias especializadas na 4ª FIBoPS – Feira e Congresso Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais que se realiza nos dias 26, 27 e 28 de Julho no Centro de Eventos São Luis (esquina da Paulista com Bela Cintra), em São Paulo/SP.

Ontem, 31 de março, o Instituto MAIS recebeu o primeiro grupo aprovado que inicia seus trabalhos a partir da próxima semana. Estarão atuando no planejamento, realização e pós evento. O Instituto MAIS dará Certificado de participação das horas trabalhadas aos voluntários para uso acadêmico e/ou profissional. Alunos, ex-alunos, e demais interessados em participar do voluntariado da 4º FIBoPS, podem enviar seus currículos e contatos para o email: institutomais@institutomais.org

Participam da FIBoPS, representantes da academia, governo, mídia, instituições, empresas, ONGs e lideranças e demais interessados em produtos, práticas e inovações pró-sustentabilidade. O Instituto MAIS conta com o apoio do CVSP - Centro do Voluntariado de São Paulo que estará coordenando uma das Ilhas de Sustentabilidade na 4ª FIBoPS, a Ilha de TECNOLOGIAS SOCIAIS.

A pratica do voluntariado é muito bem vinda em projetos que contribuam com melhoria da vida em sociedade, compartilhem conhecimento e incentivem a adoção das boas práticas, requisitos que a FIBoPS atende por ser aberta e gratuita. Acreditamos que a sociedade já esteja madura o suficiente para entender que voluntariado não é uma pratica apenas para situação de tragédias. Muito pelo contrário, deve ser praticado sempre que se apresente oportunidades de contribuir com a melhoria e evolução da sociedade, e preferencialmente de forma preventiva, educativa, justamente para evitar as tragédias.

Sabemos que a construção de uma nova cultura de sustentabilidade se torna mais factível na medida em que se conta com pessoas engajadas, informadas e com vontade de compartilhar os fundamentos da gestão pro-sustentabilidade nas organizações e sociedade.

MONITORIAS ESPECIALIZADAS INDEPENDENTES - UMA INOVAÇÃO EM EVENTOS TÉCNICOS DE SUSTENTABILIDADE

As monitorias especializadas representam uma inovação em eventos técnicos abertos que recebem publico crítico e formador de opinião. As informações e interações serão mais didáticas e avançadas, proporcionando maior conhecimento das práticas e produtos ali expostos. Também a ponta publico iniciante será beneficiada pelo atendimento esclarecedor das monitorias compostas por estudantes e profissionais já formados para esclarecer as duvidas técnicas e gerenciais tão comum em feiras de sustentabilidade.

O Instituto MAIS, em seus anos de experiência em eventos e publicações técnicas observou que a sustentabilidade é um tema que merece cuidados e não pode ser tratada de forma convencional quando se trata de eventos e publicações. Exige domínio e didática para seu correto entendimento e valoração.

De outro forma, a convencional, sempre gera frutações e deixa a desejar a seus participantes, expositores, congressitas e visitantes. O sucesso de iniciativas desta natureza está na qualidade técnica conceitual de seus organizadores. Só quem entende do tema (e que se preparou para isto ao longo dos anos) terá a devida percepção para seus principais desafios e soluções.

FIBoPS SE REINVENTA E LANÇA TENDENCIAS A CADA NOVA EDIÇÃO

Qualquer que seja o estagio de conhecimento do publico visitante, ele será beneficiado pela qualidade das informações. Estará interagindo não apenas com o produto e marca ali expostos, mas também com atuais e futuros especialistas da área que compõem a monitoria.

Incluir monitorias especializadas para atendimento ao publico, além de ser uma ação inédita em feiras de sustentabilidade, é certamente uma contribuição efetiva para o desenvolvimento técnico gerencial do profissional atuante em sustentabilidade.

A FIBoPS se reinventa a cada edição e lança tendencias, como foi em relação as salas técnicas simultâneas nas edições passadas.

Em 2011, lança o Julho Sustentável com grandes atrações e inclui as Salas do Conhecimento e a Monitoria Especializada. Vai além do convencional e agrega valor a iniciativa e seus participantes.
Sobre a FIBoPS
A FIBoPS é um dos maiores intercâmbio internacional pró-sustentabilidade do país, se encontra em sua 4ª edição, e recebe a massa critica da sustentabilidade, um publico altamente qualificado e formador de opinião. Abriga grandes atrações em único local e data: Mostra Tecnológica, Congresso Internacional com palestrantes do Brasil e de outros países, Salas do conhecimento com universidades, Ilhas de sustentabilidade com grandes empresas e instituições representativas, Espaço lúdico cultural com oficinas e mostras artísticas, Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer onde é apresentado o Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais, certificados pelo Programa Benchmarking, Lançamento de publicações (BenchMais2), Salas Técnicas com demonstrações, rodadas e fóruns de debates, entre outros. É um dos eventos mais recomendados pelos especialistas de sustentabilidade. A Eldorado é a radio oficial do evento. Mais informações no site http://www.fibops.com.br/
Sobre o Benchmarking
O Programa Benchmarking está em sua 9ª edição e já selecionou aproximadamente 200 cases, cujos resumos estão disponíveis no maior banco de boas práticas de livre acesso do País. Compartilha este conhecimento socioambiental aplicado em eventos e publicações técnicas, abertas e gratuitas. São 05 eventos ao ano, e 02 publicações – Revista e Livro, nas versões eletrônico e impresso. Este ano lança o volume 2 da Série BenchMais, uma obra de referência em gestão socioambiental e distribuída gratuitamente nas universidades e entidades representativas. Mais informações no site http://www.benchmarkingbrasil.com.br/
Sobre o Instituto MAIS
O instituto MAIS é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é compartilhar o conhecimento socioambiental aplicado, de modo a promover a capacitação de profissionais e da sociedade, fortalecendo e elevando o nível do debate em tão importante área. Com a finalidade de alcançar estes objetivos realizamos diversos projetos, sendo quase em sua totalidade gratuitos e abertos ao público interessado, democratizando assim, o acesso ao conhecimento qualificado, capacitando pessoas e fomentando um desenvolvimento mais sustentável e justo. Mais informações, visite o site: http://www.institutomais.org/