quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Gerações Abraps


Ontem, 15 de outubro, teve inicio o ODS Talks da Abraps - Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável com uma ampla programação que se estende até hoje (16/10), na Unibes Cultural. 

Uma das atividades promoveu um encontro intergeracional entre Conselheiros e Fellows Abraps para troca de experiências, visões e reflexões sobre as oportunidades e desafios de quem atua na área.

Foi um encontro muito rico que contou com a visão de profissionais seniors que praticamente iniciaram as atividades de desenvolvimento sustentável no Brasil. São pioneiros, cada um em determinado segmento da sustentabilidade. 

Por outro lado, tivemos a visão da nova geração que chega com muita garra e determinação no mercado. E esta mistura de gerações não podia ter outro destino que não o da empatia e da união em torno desta importante área do conhecimento humano que trabalha para superar os desafios do nosso tempo. 

Nos caminhos já percorridos destacou-se a persistência e resiliência aliados a uma boa dose de empreendedorismo. Nos caminhos a serem percorridos, destacou-se a necessidade de preparo cada vez maior aliado a foco e determinação. Os desafios continuam, mas as oportunidades também. 

Falaram pelos Seniors, Silvia Naccache com experiência em Voluntariado; Ismael Rocha com trajetória na educação corporativa, Claudio Thieghi com inquietude profissional que o trouxe para a área da sustentabilidade, Reinaldo Bulgarelli com vivências nas causas sociais, Ricardo Oliani, um profissional agregador indispensável nas ações de sustentabilidade, Marilena Lavorato, com forte vocação na gestão das boas práticas, Sofia Juncon, jornalista ambiental que dedicou-se na cobertura das ações sustentáveis. 

Pioneiros que abriram o mercado e fizeram escola, e, se tornaram testemunhas vivas da formação de oportunidades e também dos desafios que enfrentaram e ainda enfrentam os profissionais que atuam em temas da sustentabilidade. 

A nova geração, representada pelos Fellows Abraps, manifestou suas inquietudes e questionamentos. É uma geração muito bem preparada que com foco e persistência chegará lá, ou melhor, irá mais longe.

Para encerrar destacamos a frase de Marilena Lavorato, do Instituto Mais e Conselheira Abraps: "O Desenvolvimento sustentável é amplo e requer muitas habilidades e expertises para sua construção. Os ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável compreende 17 Objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030. São números significativos que demandam recursos financeiros, tecnológicos, mas principalmente, recursos humanos especializados nos seus mais diferentes recortes. Se preparando e tendo foco, a nova geração dará conta do recado. Eu aposto neles". 

Para conhecer a programação do ODS Talks da Abraps, siga para: 
http://odstalks.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário