sexta-feira, 31 de agosto de 2018

V Fórum de Sustentabilidade com casa cheia e publico atento

Ontem, 30 de agosto, o 5o Fórum de Sustentabilidade do calendário 2018, reuniu aproximadamente 300 pessoas em auditório do Complexo Educacional da FMU (Faculdades Unidas Metropolitanas), unidade Brigadeiro para apresentar as Inovações e Práticas de Excelência em Resíduos, uma das temáticas do Programa Benchmarking.

Na programação, além da abertura apresentando a linha conceitual dos Fóruns e a apresentação de vídeos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, os cases Benchmarking certificados nas edições 2014 e 2017, e foram apresentados por seus principais gestores, seguido do game interativo chamado "Jogo da Sustentabilidade" aplicado pela Waba Waba, empresa especializada em jogos interativos. 

E para finalizar, uma intensa interatividade entre os expositores e platéia confirmou o interesse e principalmente, o domínio e conhecimento do público em temas relevantes desta temática, tais como: economia circular, logística reversa, legislação, entre outros. Muitas perguntas e troca de impressões entre os times de gestores presentes tanto no palco, quanto na plateia. Fatores que enriquecem e dão forma aos Fóruns de Sustentabilidade do Programa Benchmarking, acrescentando não apenas conteúdo qualificado, mas também novos olhares e propostas alinhados a temática abordada e aos ODS. 

Desde 2017, os Fóruns são itinerantes e em parceria com universidades, escolas técnicas profissionalizantes, e instituições representativas justamente para aproximar as organizações da academia e de outros segmentos de públicos, sempre em formato interativo e linguagens múltiplas (exposição, jogos, vídeos e rodas de conversa) para efetivar diálogo entre diferentes públicos e principalmente assegurar a pluralidade necessária em temas transversais, no caso, a sustentabilidade. Outra característica dos fóruns, um dos canais de compartilhamento do Programa Benchmarking, é apresentar cases práticos com comprovada excelência nas práticas adotadas para trabalhar a concretude e viabilidade da sustentabilidade. 

Empresas que tratam a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação desenvolvem projetos competitivos que proporcionam ganhos para a organização e sociedade. E times de gestores especializados e dedicados ensinam o caminho das pedras de como a sustentabilidade sai do papel e se torna uma realidade, competitiva e responsável.  E quando estes fatores estão presentes na proposta o sucesso acontece. Assim foi o V Fórum de Sustentabilidade, com casa cheia e público atento, e mais do que isto, um público interessado e conhecedor da temática apresentada - Inovações e práticas de excelência em Resíduos apresentada pelos gestores a seguir: 

Francisco Bianzini Filho,  Doutor Tecnologia Nuclear pelo IPEN – USP, Diretor da Rede Resíduo e Conselheiro ABRAPS apresentando o case Benchmarking "Rede Resíduo" da Rede Resíduo
Cristiane Cordeiro, Agente de Responsabilidade Social do SESI apresentando o Case  Benchmarking “Sustent’Arte Pallets”, da Colorado Máquinas
Athos Bulgari,   Engenheiro Eletricista pelo INATEL, e atual CEO da NUTCOM Environmental Solution

Sobre os Fóruns de Sustentabilidade:

Os Fóruns de Sustentabilidade são encontros para exposição de cases, projetos e APPs certificados pelo Programa Benchmarking, e em consonância com a agenda ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Os primeiros encontros foram realizados a partir de 2000 reunindo especialistas, cientistas, ativistas, e lideranças para a troca de visões, reflexões e soluções sustentáveis. Foram sendo aprimorados continuamente, e a partir de 2017 se tornaram itinerantes e foram transmitidos pelo live do FB do Instituto MAIS. Os fóruns se realizam em parceria com universidades, escolas técnicas profissionalizantes, e entidades representativas. Participação gratuita com emissão de certificado digital aos que comparecem. As inscrições são relizadas online no site do Programa Benchmarking Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário