terça-feira, 12 de junho de 2018

A Conexão da Arte com a Sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil

A VI edição da modalidade Benchmarking das Artes selecionou 5 artistas que farão a conexão da Arte com a Sustentabilidade em obras inéditas que foram produzidas inspiradas nos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para um mundo melhor. 

Os artistas e artesãos trabalharam alinhados aos eixos dos 5 Ps dos ODS: Planeta, Pessoas, Paz, Prosperidade e Parcerias. Com a curadoria de Cleide Toledo e Morgana Cruz, as obras ficarão expostas no XVI Bench Day, em 28/06 e seus artistas serão reconhecidos pela contribuição que deram para construção de uma nova consciência e cultura, que é a cultura de sustentabilidade. Depois, algumas destas obras serão doadas ao Museu do Parque Ecológico Tietê e farão parte do seu acervo permanente, sendo expostas ao público visitante. Conheça as obras selecionadas para esta edição. 

Obras e Artistas 2018

DO LIXO AO LUXO

Autor: Ge Vieira
Título da Obra: Do Lixo ao Luxo
Técnica: 
Descrição da obra: Dimensões: 61,0 cm de altura, 71,0 cm de comprimento, 47,0 cm de largura e 2,8kg
Depoimento:  Comecei a mexer com o Artesanato Sustentável em 2009. Tentei várias técnicas, mas onde me encontrei foi quando comecei a trabalhar com o jornal. Me encantei com as infinitas possibilidades de criar com um material que as pessoas não dão a menor importância e conseguimos transformar o "Lixo em Luxo"

ESCULTURA EM BAMBU

Autor: Edmundo Mitsumasa Furukawa
Título da Obra: Escultura em Bambu
Técnica: 
Descrição da obra: 
Depoimento:  




MENSAGEM DE CRISTO

Autor: Selma Machado Simão
Título da Obra: Mensagem de Cristo
Técnica: Mista sobre madeira
Descrição da obra: A obra apresenta a forma natural da madeira reaproveitada que foi preparada por meio de desinfecção e leve lixamento. Foi aplicada uma técnica mista com texturização e processo de pintura respeitando as cores naturais da madeira, finalizando com verniz. A madeira foi resgatada de um espaço urbano após ser descartada como resíduo de construção civil. Dimensões: 0,96m de altura, 0,15m de largura, 0,02m de profundidade e pesa 400g.
Depoimento: A mensagem relativa a novas extensões do agir coletivo, reciclando materiais e transformando-os em objetos culturais singulares. O material usado nesse trabalho, além de evitar que a madeira seja tratada como rejeito sem nenhuma utilidade exposta a queima e consequente poluição do meio ambiente, também se evita a compra de materiais para a produção artística.


NATUREZA HOLÍSTICA

Autor:  Pedro Ferreira
Título da Obra: Natureza Holística
Técnica: 
Descrição da obra:  .
Depoimento: 











RESGATANDO SP ANTIGO

Autor: Maria Clara Fragoso
Título da Obra: Resgatando SP Antigo
Técnica: técnica em placas de argila, inspiração na história arquitetônica de São Paulo.
Descrição da obra:  Dimensões: 22cm x 12cm x 15cm; 600g. Resgatando o estilo e gênero da época colonial e imperial de São Paulo.
Depoimento: Resgatar igrejas e conventos que já não existem mais, levando conhecimento arquitetônico às pessoas. Meu trabalho começou há 41 anos (1977), por coincidência, no aniversário de São Paulo (25 de janeiro), os resultados foram abrangentes, pessoas que se interessavam pela história arquitetônica, paixão pela arte e conhecimento cultural.



Sobre Benchmarking das Artes:

Uma das modalidades do Programa Benchmarking que faz a conexão da Arte com a Sustentabilidade. Em 2012 tivemos o marco zero do Bench das Artes que foi realizado no MASP em São Paulo e abrigou a mostra “Arte que revoluciona, Práticas que transformam” fazendo um paralelo entre os movimentos modernista e ambientalista.  Em 2013 tivemos a 1a edição do Benchmarking das Artes para reconhecer e divulgar o trabalho de artistas que trabalham a sustentabilidade em suas obras, quer seja de forma ativista, empreendedora, educadora ou apenas como forma de expressão. A metodologia de escolha segue a cartilha “Benchmarking” com quesitos a serem pontuados por Juri Técnico, e as obras selecionadas após serem expostas no Bench Day da edição são doadas ao Museu do Parque Ecológico Tietê fazendo parte do acervo permanente do local aberto a visitação pública.

Sobre o Programa Benchmarking Brasil:


Um respeitado Programa de Sustentabilidade que reconhece, certifica e compartilha cases de boas práticas há mais de uma década. Até a edição anterior, 373 cases foram certificados e compartilhados em publicações (livros, revistas, portais e bancos digitais) e eventos (encontros, seminários, fóruns e congressos). Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão inclusos na metodologia de seleção dos cases de sustentabilidade, e as metas e compromissos do Programa estão na plataforma SDG (Sustainable Development Goals) da Agenda 2030 da ONU. Veja em https://sustainabledevelopment.un.org/partnership/?p=22525

O XVI Bench Day, ocasião em que se apresenta o Ranking Benchmarking dos legítimos da sustentabilidade do ano se realizará no dia 29 de junho no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP.

São Paulo, 12 de Junho de 2018
Benchmarking Brasil
Inteligência Coletiva em Sustentabilidade
www.benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário