quinta-feira, 3 de maio de 2018

Alimentação muito além da base da pirâmide de Maslow

Já pararam para pensar o quanto aprendemos com as comidas típicas de cada lugar. Junto com as receitas tradicionais estão as memórias afetivas, a cultura e a filosofia de vida de determinado grupo humano. 

A forma como nos alimentamos diz muito sobre nós. Claro, que o clima tem influência na escolha dos alimentos, mas as preferências, os cuidados e a atenção que é dada a produção e consumo dos alimentos nos entregam em relação ao nosso posicionamento no mundo.

Nossas heranças gastronômicas, além de dizer muito sobre nós, acaba desenhando os modelos sociais em que vivemos

Algo tão rotineiro, tão básico (está na base da pirâmide de Maslow), carrega muitos significados sobre nós. A forma como nos relacionamos com a alimentação é algo tão sério que vai muito além dos anos de vida que podemos ganhar com uma boa alimentação saudável. Seus benefícios, extrapolam o ganho individual chegando ao ganho coletivo no que diz respeito aos impactos positivos (ou negativos) nos três pilares da economia: social, ambiental e econômico. 

Nossas heranças gastronômicas, além de dizer muito sobre nós, acaba desenhando os modelos sociais em que vivemos pois movimentam muitos eixos da economia, da ecologia e das relações humanas. São decisivas nos impactos que produzem.  

A forma como nos alimentamos nos posiciona no mundo em relação a fauna, flora, comércio justo, economias locais, saúde e vida. O ato de se alimentar é vital não apenas para um indivíduo ou forma de vida, mas para toda a sociedade e todas as formas de vidas. 

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Vivemos em um momento de preocupação profunda com nosso planeta em relação aos seus desafios mais urgentes. E, todas as pessoas devem conhecer não apenas os desafios globais, mas também o plano da ONU para superá-los.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 da ONU para superar desafios globais relacionados a fome, água, clima, paz e justiça, entre outros. Se todos conhecerem e compreenderem a importância destes objetivos e colocarem estas metas no dia a dia, o mundo será melhor.

MINUTO ODS é uma série com vídeos que esclarecem o plano da ONU para melhorar o mundo em 17 objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030. A série é disponibilizada na internet, veiculada em eventos presenciais, e compartilhada por parceiros da iniciativa, instituições representativas e universidades. Para conhecer toda a série, clique AQUI
Benchmarking Brasil: Um programa de valorização das boas práticas nas organizações
Um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País, que certifica e compartilha cases de boas práticas há mais de uma década. Até a edição anterior, 373 cases foram certificados e compartilhados em publicações (livros, revistas, portais e bancos digitais) e eventos (encontros, seminários, fóruns e congressos). Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão inclusos na metodologia de seleção dos cases de sustentabilidade, e as metas e compromissos do Programa estão na plataforma SDG (Sustainable Development Goals) da Agenda 2030 da ONU. Veja em https://sustainabledevelopment.un.org/partnership/?p=22525 


Programa Benchmarking Brasil
Inteligência Coletiva em Sustentabilidade


www.benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário