terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Retomando a caminhada de 2017

A sensação de recomeço do inicio de ano, se bem administrada, poderá nos impulsionar na direção de objetivos e desejos projetados. A expressão “este mundo é redondo” dito para outras situações, também serve para esta linha de raciocínio de recomeço e continuidade infinita. Tudo é circular, tem inicio, meio e recomeço. Em novas bases e patamares, mas recomeço e não fim como muitos entendem e classificam.
O ano começou, mas nossos objetivos e metas continuam lá. Você ficou mais velho e seu tempo mais curto em relação a eles. Os obstáculos podem (ou não) continuarem com o mesmo grau de dificuldade. E aí aquela sensação coletiva de recomeço pode te ajudar.
Estes últimos meses ou dias, a grande maioria se deu o direito desligar e recarregar as baterias para voltar revigorados. E se este for o seu caso, seguramente estará mais preparado para uma reflexão mais profunda e um arranque mais potente.
O que transforma são práticas e não retórica
Recalcule a rota, confirme a direção, ajuste a velocidade, e vá em frente na direção dos objetivos e metas, que seguramente não surgiram hoje. Estou falando dos objetivos e metas da sua vida, aqueles que te representam porque são crias da sua essência, e que sem eles, você sabe que não será feliz, e que sua passagem por esta vida, não terá valido a pena. Estou falando de legado, de construção, de sustentabilidade.
Então bora lá aproveitar a disposição do momento para colocar a mão na massa e praticar sustentabilidade. Comece tendo consciência do seu poder de ação e não desperdice oportunidades de adotar e incentivar as boas práticas no seu meio familiar ou profissional.
Comece pela coerência de fazer o que fala, e de exigir o mesmo de seus pares. Se o profissional for coerente e fiel aos seus valores, a empresa também será. Se não for assim, nada mudará e no próximo ano você (e sua empresa) continuará mais velho e mais distante dos seus objetivos e metas. E a sustentabilidade (se ela fizer parte dos objetivos e metas, é claro) continuará sendo apenas um discurso bonito para impressionar. O mundo não muda, se nós não mudarmos. E o que transforma (e te coloca mais próximo de seus objetivos) são suas boas práticas e não a sua bonita retórica. 
Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas de sustentabilidade, e de quem trabalha com elas 
O Programa realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 
O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. 
Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática. 
A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP.
 Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 31 de março de 2017.
Mais informações, visite   TOP FIVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário