segunda-feira, 6 de junho de 2016

Legítimos da Sustentabilidade 2016

sou_bench_mao1 (1)
Sai a lista dos cases selecionados para integrar o Ranking Benchmarking 2016

Sustentabilidade restrita ao discurso não pode ser considerada como tal. A sustentabilidade sem práticas não existe. 

Este fundamento é norteador do Programa Benchmarking que certifica práticas com excelência técnica gerencial que comprovam resultados positivos em favor do meio ambiente natural e/ou social. 

Legítimos da sustentabilidade são organizações e gestores que adeptos da transparência, e com a segurança própria de quem faz, submete suas práticas para avaliação de especialistas. Esta é da dinâmica da metodologia do Programa Benchmarking Brasil que é reconhecida pela ABNT. 

Na edição 2016, especialistas de vários países avaliaram e selecionaram organizações e cases para o Ranking Benchmarking 2016 dos detentores das melhores praticas socioambientais do país. São organizações que tratam a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação, e portanto não paralisam seus projetos socioambientais em virtude de crise ou qualquer outro tipo de turbulência.  Entendem a sustentabilidade como uma atitude responsável e competitiva.
  
“O Programa Benchmarking Brasil faz contraponto ao green washing, e; a organização que participa comprova sua coerência e transparência ao submeter seu case de sustentabilidade para avaliação de especialistas de vários países. Apenas os cases que atingem score suficiente (índice técnico) são certificados e reconhecidos pela excelência técnica de suas práticas ”, diz Marilena Lino Lavorato idealizadora do Programa Benchmarking.  

Os cases Benchmarking passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas (mais de 350 cases) com livre acesso do país. Também são publicados em livros e revistas especializadas e de gestão, além de apresentados em encontros técnicos.   A seguir, em ordem alfabética, as organizações e cases Benchmarking 2016

selo_vermelho1


XIV RANKING BENCHMARKING 2016

Detentores das Melhores Práticas Socioambientais do País

Ordem Alfabética


ALUMAR - Consórcio de Alumínio do Maranhão 
Ações Ecológicas em Manguezal

Biosev
Programa de Segurança Veicular

Biosev
Prevenção de Incêndio

Cargill Agrícola
Prêmio Cargill Água

CMB - Casa da Moeda do Brasil

Produção Sustentável

CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo

Reduzindo o desperdício

Caixa Econômica Federal

Projeto Geração de Renda

Copel Geração e Transmissão

Museu: 15 anos de memória, guarda, cultura e história

Dana

Fertirrigação beneficia rio

Fundação Alphaville

Dilema comum ação compartilhada

Fundação Faculdade de Medicina
Devolução de Medicamentos

Fundação Vunesp
Sistema Agroflorestal Rikwil

Furnas
Empresa Educa

Instituto Embratel Claro

Rede+Criança

Itaipu Binacional
Biodiversidade nosso patrimônio

Associação Educacional Labor

Educação para Sustentabilidade

Neoenergia

Programa Diálogo


Modalidade Indicadores: 

Caixa Econômica Federal

Projeto Ilhas de Impressão

Fleury
A Experiência de implantação de uma unidade Sustentável em uma empresa de saúde

Itaipu Binacional

Cultivando Água Boa na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná III

Bench_louro_verde_2016_pSobre o Programa Benchmarking Brasil:

O Programa Benchmarking se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Já certificou 339 práticas de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 22 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade. 

Hoje, a iniciativa conta com 1 modalidade âncora (Benchmarking Senior) destinado ao público corporativo e 5 modalidades paralelas (Benchmarking Junior, Benchmarking Indicadores, Benchmarking Artes, Benchmarking Pessoas, e Hackathon MAIS) destinado ao público jovem, artistas e personalidades ativistas. Além das organizações, o Programa trabalha com outros públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira.

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de práticas disponível na internet, são 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) que são distribuídas gratuitamente para público interessado nesta temática. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor, 1o colocado, na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. 

Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade.

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil conta com apoios importantes, tais como: Institucional:  TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Divulgação: diversos portais e revistas especializadas em sustentabilidade tais como: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e as Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie, parceiros nas modalidades Benchmarking Junior e Hackathon MAIS. 

O XIV Bench Day, ocasião em que se apresenta o Ranking Benchmarking dos legítimos da sustentabilidade 2016 se realizará nos dias 29 e 30 de junho no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP.

São Paulo, 06 de Junho de 2016
Assessoria de Imprensa
(11) 3257-9660/  3729-9005
benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário