quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sustentabilidade: Políticas e Ferramentas de Gestão

 Hoje foi realizado o 4o encontro técnico I+ do ano com 4 expositores convidados. Um evento diferenciado e com participações especiais. 

Pesquisadores, consultores e gestores de sustentabilidade atuantes na área e com uma longa e respeitada trajetória apresentaram seus fundamentos e cases de sucesso certificados pelo Programa Benchmarking Brasil em 2014. 

Na plateia, um publico atento e critico, o que proporcionou um elevado nível de debate. Mais uma vez, o encontro técnico reuniu um seleto e especializado publico.

O encontro foi aberto pela especialista em práticas de sustentabilidade, Marilena Lavorato do I+, e, na sequencia foram feitas as apresentações dos professores da USP e FGV, e dos cases Benchmarking da Itaipu Binacional e da ONG TFT - The Forest True. 


Palestraram os seguintes especialistas e gestores convidados:  

Dagoberto Lorenzetti, Engenheiro Mecânico pelo ITA, pós-graduado em Engenharia Nuclear pela Escola Politécnica da USP, Pós-graduado em Análise de Sistemas pela FAAP, Mestre (M.H.S.) com dissertação focalizada em análise e gerenciamento de riscos pela The Johns Hopkins University e Doutor em Administração pela FEA/USP. Professor da FGV/EAESP, responsável, entre outras, pelas disciplinas de “Tópicos Avançados em Estratégia de Operações” e “Development & Sustainability”.

José Roberto Kassai, Professor da FEA/USP, doutor e mestre em controladoria e contabilidade, com especializações realizadas na Bélgica e no Japão, graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração Financeira e em Direito Tributário. Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP) do Departamento de Contabilidade e Atuárias da FEA/USP, cujos objetivos são: estudar aspectos de mensuração das questões sociais, ambientais e econômicas de empresas e a evidenciação por meio de relatórios integrados de sustentabilidade (IIRC) ou Relatórios Únicos (One Report).

Jair Kotz, Superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional que apresentará o case “IB – Programa Coleta Solidária” certificado pelo Programa Benchmarking Brasil em 2014.

Tatiana Pagotto Yoshida, gestora da filial do The Forest Trust – TFT no Brasil que apresentará o case “Transformando Histórias” certificado pelo Programa Benchmarking Brasil em 2014


Após as apresentações, os palestrantes formaram uma mesa diretora para responder perguntas da platéia, e o evento se encerrou com um rápido café (orgânico) para interação do público presente. O próximo encontro técnico se realizará em 29 de outubro, também com 4 expositores e 2 cases Benchmarking para debaterem o tema: Educação e Comunicação Socioambiental nas organizações - melhores cases


Sobre os encontros técnicos:

São eventos abertos e gratuitos com a participação de pesquisadores, consultores, especialistas e lideranças para exposição de temas atuais e relevantes da sustentabilidade. Estes temas são apontados em enquete realizada com profissionais atuantes na área. As vagas são limitadas por ordem de chegada das inscrições, e certificado de participação é emitido pela internet ao publico presente. A FIBoPS Técnica é uma iniciativa do Instituto MAIS em parceria com a MAIS PROJETOS para formar massa crítica em sustentabilidade, e é realizado desde 2000. Informações e inscrições no site do Instituto Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário