quarta-feira, 29 de julho de 2015

Benchmarking Brasil: Relatórios da edição 2015 mostra como a sustentabilidade está sendo aplicada nas organizações

TELA_ASSINATURA_FOTOGRAFIA
Indicadores apontam os caminhos trilhados pelas organizações para a inclusão das boas práticas de sustentabilidade em seus negócios

A cada nova edição, nota-se o aprimoramento da gestão socioambiental brasileira. O Ranking Benchmarking oferece indicadores para se monitorar movimentos relevantes da sustentabilidade na área empresarial.   Observa-se como a sustentabilidade está sendo aplicada pelas empresas, como por exemplo, o grau de aprimoramento do modus operandi (sistemas de gestão), as áreas que recebem mais atenção, e até mesmo, os segmentos e ramos de atividades mais comprometidos e por isto, mais avançados em suas boas práticas socioambientais. Com um olhar mais atento podemos ver o surgimento de tendências e novos cenários se formando.

A edição 2015 registrou algumas particularidades que merecem destaques para uma compreensão mais apurada da realidade socioambiental brasileira. As 28 práticas certificadas dão suporte para uma compreensão maior sobre a preferência das empresas em determinados focos para investimentos e atuações. O Ranking 2015 apontou alguns indicadores importantes, por exemplo:

1- Temas Campeões:

Como já esperado, "Educação e Informação Socioambiental" foi uma das categorias mais concorridas com aproximadamente 30% das práticas certificadas (8 cases). Já "Resíduos" ficou em segundo lugar com com 21% das práticas certificadas (6 cases).
Categoria_Gerencial_2015

2- Ramos de Atividades com maior comprometimento e avanço:

Já em relação ao ramo de atividade com maior presença no Ranking registramos as empresas governamentais com 18% das práticas certificadas (5 cases), seguido de empresas de mineração e energia, empatados" com 14% (4 cases cada).
Ramo_de_Atividade_2015
3- Estados e Regiões mais atuantes:

O Ranking 2015 contemplou empresas de 10 diferentes estados localizados em 3 regiões (Sul, Sudeste, e Nordeste). A região sudeste respondeu por 72% do total. São Paulo foi o estado com maior número de práticas certificadas (11 cases) representando 39% do total. Na sequencia  temos RJ com 4 práticas certificadas (14%) e Minas Gerais com 3 práticas certificadas (11%). Este ano não tivemos a entrada de nenhum novo estado no Ranking .
Estados_2015Regiao_2015

4- Segmentos participantes: 

A iniciativa privada liderou o Ranking 2015 com 60% das práticas certificadas (17). Mas o Ranking também congrega Empresas Públicas, ONG, Entidades Representativas, Institutos e Fundações, Governo. Portanto tivemos os 3 setores representados.
Segmentos_2015

5- Comissão Técnica multidisciplinar e com 16 especialistas de 06 diferentes países

A Comissão técnica 2015 em conformidade com o regulamento do Programa Benchmarking Brasil reuniu 16 especialistas de 6 diferentes países. Ou seja, contou com 1/3 do corpo de jurados de outros países para conferir visão global na análise.
Comissao_Tec_2015

Conclusões e justificativas

A edição 2015 apresenta numeros e informações que nos remete a algumas conclusões. Em 2015 repetiu se a preferência das empresas nas temáticas  Educação e Informação, e Resíduos, os dois primeiros colocados em categorias gerenciais.  Em relação aos ramos de atividades, acreditamos que a regularidade das empresas de energia no Ranking Benchmarking deva-se aos constantes investimentos dos últimos anos que o setor tem feito na área socioambiental, e isto refletiu no bom resultado.  Já a liderança da região sudeste no Ranking Benchmarking em nosso entender se deve a  alta concentração de empresas e industrias na região.

Benchmarking Brasil, além de compartilhar as práticas certificadas em seu Banco Digital e nas publicações (livros, portais e revistas), também fornece dados relevantes para compreensão do nível de maturidade e dos avanços conquistados pela gestão socioambiental brasileira. Não é sem motivos que é considerado como mais preciso na exposição desta fotografia da gestão socioambiental brasileira.

louro_dourado_generico_bb_MAISCULA_PSobre o Programa Benchmarking Brasil:

Em 13 edições realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil.  


O objetivo é divulgar Exemplos que educam e Práticas que transformam. Ao todo, o Programa já reconheceu 339 casos de boas práticas de sustentabilidade, 36 projetos de inovações verdes, além das obras artísticas e homenagens a pessoas que fazem a diferença nessa área. 

O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 13 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. 

Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.

São Paulo, 30 de Julho de 2015 
Assessoria Imprensa 
(11) 3257-9660/ 3729-9005 
benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário